Decorreu entre os dias 23 e 26 de fevereiro, a 83.ª Sessão do Comité de Transportes Interiores da Comissão Económica para a Europa das Nações Unidas, na qual uma delegação do IMT, I.P. assegurou a representação nacional.

Decorreu entre os dias 23 e 26 de fevereiro, a 83.ª Sessão do Comité de Transportes Interiores da Comissão Económica para a Europa das Nações Unidas, na qual uma delegação do IMT, I.P. assegurou a representação nacional. 

Título
2 de Março de 2021
 

  

Decorreu na semana passada, entre os dias 23 e 26 de fevereiro, a 83ª sessão do Comité de Transportes Interiores / Inland Transport Committee (ITC), na qual uma delegação do IMT, I.P., chefiada pelo Presidente do Conselho Diretivo, Eduardo Feio, assegurou a representação nacional.

O ITC funciona na dependência da Divisão de Transporte Sustentável da Comissão Económica para a Europa das Nações Unidas (CEE-ONU) constituindo, em conjunto com os seus órgãos subsidiários, uma plataforma intergovernamental alargada para a negociação de instrumentos técnicos e jurídicos no domínio dos transportes terrestres.

A 83ª sessão centrou-se na importância da conectividade e da resiliência das cadeias de abastecimento, como fatores essenciais para uma recuperação sustentada e para o crescimento económico no período pós-COVID, com a realização de um High-Level Policy Segment dedicado ao tema.

Entre as principais conclusões da 83ª sessão do ITC destaca-se a aprovação da Declaração “Enhancing resilient inland transport connectivity in emergency situations: an urgent call for concerted action”, subscrita por 26 países, incluindo Portugal.

Este documento vem sublinhar a importância de uma ação concertada em face da emergência global em curso e de emergências futuras, reconhecendo o papel fundamental do Comité de Transportes Interiores na identificação de soluções, na tradução dos esforços internacionais em instrumentos de política eficazes e na implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. A Declaração contém ainda um apelo aos líderes mundiais na área dos transportes para que reconheçam e intensifiquem o seu apoio ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo ITC, em benefício da comunidade global.

 

Desta sessão, que abordou, entre muitas outras questões, o trabalho desenvolvido em 2020 pelos vários grupos de trabalho e grupos especializados na dependência do ITC, destacam-se:

 A lista completa das decisões adotadas pode ser consultada aqui.

 
 Partilhar este artigo:

 

Facebook      

 

 

 

 
Termos de Utilização - Copyright © 2008 - 2021 www.imtt.pt - Todos os direitos reservados | Site optimizado para 1024x768, IE7+, FF2+ | Desenvolvido por CPCis
Os conteúdos deste site, publicados a partir de 1 de Janeiro de 2012, cumprem as regras do Acordo Ortográfico.
Símbolo de Acessibilidade à Web [D] Level Double-A conformance icon,W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0