Abertura de Candidaturas - Concurso de Melhores Práticas de Mobilidade para a Conciliação – MOVE+

Abertura de Candidaturas - Concurso de Melhores Práticas de Mobilidade para a Conciliação – MOVE+ 

Título
1 de Julho de 2019
 
 

«Concurso de Melhores Práticas de Mobilidade para a Conciliação – MOVE+»

Aviso de Concurso de 2019 – Período de candidatura de 1 de julho a 30 de setembro de 2019


Estão abertas desde dia 01 de julho de 2019, e até 30 de setembro de 2019, as candidaturas ao «Concurso de Melhores Práticas de Mobilidade para a Conciliação – MOVE+» de 2019, o qual visa dar resposta aos objetivos definidos na Medida 23 – Concurso de Ideias Mobilidade e Serviços de Proximidade –, do Eixo 3 – equipamentos, serviços e incentivos para a conciliação – do 3 em LinhaPrograma para a Conciliação da Vida Profissional, Pessoal e Familiar 2018-2019.

O 3 em Linha tem como objetivo global promover um maior equilíbrio entre a vida profissional, pessoal e familiar, como condição para uma efetiva igualdade entre homens e mulheres e para uma cidadania plena, que permita a realização de escolhas livres em todas as esferas da vida.

Objeto do Concurso: distinguir iniciativas que visem a disponibilização de soluções de mobilidade de base local — dinamizadas por municípios, freguesias, associações, IPSS ou empresas — que permitam facilitar a conciliação da vida pessoal, familiar e profissional e dinamizar relações de bairro que envolvam deslocações de proximidade.

Exemplos de possíveis tipologias de iniciativas candidatáveis:

·     Organização de deslocações para pessoas que tipicamente necessitam de apoio de terceiros (levar crianças ao ginásio, avós ao médico, etc);

·     Organização de deslocações para a escola (pedibus, bikebus, …);

·     Organização de soluções de recolha de encomendas para minimizar dificuldades de horário nas entregas (de alimentos ou outros produtos);

·     Organização de boleias entre vizinhos ou de apoio familiar;

·     Redes locais de gestão e facilitação de mobilidade para pessoas de grupos mais vulneráveis e com menor mobilidade, como idosos, cidadãos residentes em zonas mais isoladas, etc;

·     Tecnologias de facilitação de deslocações (aplicações/plataformas eletrónicas (apps), etc);

·     Metodologias participativas de bairro: organização de percursos de descoberta do bairro, medidas de encerramento temporário de vias à circulação automóvel para a promoção de mercados de locais, “vendas de garagem”, etc.

Destinatários: O presente concurso é dirigido aos municípios, que poderão candidatar-se individualmente ou em parceria com outros municípios ou com outras entidades.

Apresentação de candidaturas: As candidaturas são apresentadas ao IMT, I.P., por via eletrónica, para o endereço movemais@imt-ip.pt, remetendo o formulário publicitado na página eletrónica do instituto (http://www.imt.pt) devidamente preenchido.

Os premiados receberão um Diploma referente ao prémio obtido, que confere o direito à exibição e publicitação do ”Selo MOVE+”.

Os prémios são atribuídos a iniciativas implementadas até 3 anos antes da data do termo do período de candidatura.

Consulte abaixo os documentos do Concurso:

Regulamento

Aviso do Concurso

Formulário de Candidatura

Formulário de Candidatura (em formato editável)

   

 

 

 

 
Termos de Utilização - Copyright © 2008 - 2019 www.imtt.pt - Todos os direitos reservados | Site optimizado para 1024x768, IE7+, FF2+ | Desenvolvido por CPCis
Os conteúdos deste site, publicados a partir de 1 de Janeiro de 2012, cumprem as regras do Acordo Ortográfico.
Símbolo de Acessibilidade à Web [D] Level Double-A conformance icon,W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0