#2 Workshop Português do projeto "I_HeERO - Field Operational Tests", realizado a 23 de março de 2017, em Lisboa

#2 Workshop Português do projeto "I_HeERO - Field Operational Tests", realizado a 23 de março de 2017, em Lisboa 

Título
4 de Abril de 2017
 



Em 23 de março de 2017 teve lugar o segundo Workshop Português do projeto europeu "I_HeERO - Field Operational Tests", no VIP Executive Zurique Hotel, em Lisboa, organizado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. (IMT, I.P.).

O IMT, I.P. integra o consórcio de entidades, liderado pelo Ministério da Administração Interna, para participar no projeto europeu i_HeERO – Harmonized eCall European Pilot.

O workshop foi coberto por media partner especializados  e contou com a presença de 90 participantes dos setores público e privado envolvidos na segurança rodoviária, como sejam as Concessionárias de autoestradas de Portugal, Polícia de Segurança Pública (PSP), Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC)/Bombeiros, Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), Autoridade Nacional de Comunicações, Operadores de comunicações, Instituições de Utilidade Pública do setor, empresas de consultoria nas áreas de soluções de telecomunicações, tecnológicas, informáticas, engenharia eletrónica e de sistemas de informação e empresas fabricantes de automóveis.



O evento deu a conhecer os desenvolvimentos do piloto de pré implementação do eCall em Portugal, integrado no projeto europeu I_HeERO, cofinanciado pela Comissão Europeia.

O objetivo central do projeto I_HeERO é preparar os Public Safety Answering Points (PSAP) de cada Estado Membro para a implementação do eCall baseado no número de emergência 112, nos termos do definido na Diretiva ITS (2010/40/EU), desenvolvendo também estudos visando a extensão do mecanismo de eCall ao transporte de matérias perigosas, a fim de despoletar os serviços de emergência necessários em caso de acidente/incidente.

O workshop foi aberto pelo Sr. Secretário de Estado da Administração Interna, Dr. Jorge Gomes, tendo prosseguido com as comunicações da Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI), Coordenador Português do projeto I_HeERO, e de cinco parceiros do consórcio português, NOS, Hexagon Safety & Infrastructure/Intergraph Portugal, Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. (IMT, I.P), GMV Portugal e Instituto Electrotécnico Português (IEP).

 A sessão contou ainda com as comunicações da Empresa Transportes Paulo Duarte, Lda. (TPD), Infraestruturas de Portugal (IP) e da Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Auto-Estradas ou Pontes com Portagens (APCAP), entidades que aceitaram colaborar nas atividades do projeto.

Para além destas comunicações apresentou também comunicação o responsável para a área do eCall, da empresa AVAYA, empresa de telecomunicações fornecedora de soluções, serviços e inovações na área de comunicação.

O evento contou ainda com as presenças do Sr. Secretário-Geral do Ministério da Administração Interna, Dr. Carlos Palma, e do Sr. Secretário-Geral Adjunto do Ministério da Administração Interna, Eng.º Francisco Gomes. A sessão de encerramento esteve a cargo do Sr. Presidente do Conselho Diretivo do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, Dr. Eduardo Feio, que destacou os próximos passos do projeto I_HeERO:

  • realização de testes e validação end-to-end do sistema eCall em Portugal (testes de campo em zonas rurais, urbanas, túneis, autoestradas e zonas de fronteira), a fim de validar as propriedades tecnológicas e funcionais, avaliar o desempenho do sistema e detetar eventuais falhas ou problemas, dada a complexidade da infraestrutura de comunicação;

  • testar o alargamento dos atuais mecanismos eCall, para incluir informações adicionais relacionadas com o transporte de mercadorias perigosas, e acionar as medidas de Socorro mais adequadas e o modelo de integração de dados eCall entre os Centros Operacionais do 112 e outros stakeholders em Portugal.

Pela relevância da temática, foi ainda anunciada a realização do #3, e último, workshop do projeto "I_HeERO - Portugal ready for eCall“, prevista para outubro de 2017, com o objetivo de anunciar a prontidão de Portugal na implementação da infraestrutura necessária à receção e tratamento de chamadas eCall, enviadas por veículos automóveis acidentados.


Agenda e apresentações

Vídeo do evento

Fotos do evento

 

 

 
Termos de Utilização - Copyright © 2008 - 2017 www.imtt.pt - Todos os direitos reservados | Site optimizado para 1024x768, IE7+, FF2+ | Desenvolvido por CPCis
Os conteúdos deste site, publicados a partir de 1 de Janeiro de 2012, cumprem as regras do Acordo Ortográfico.
Símbolo de Acessibilidade à Web [D] Level Double-A conformance icon,W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0