Portugal liga-se ao sistema europeu TACHOnet

Portugal liga-se ao sistema europeu TACHOnet 

Título
18 de Dezembro de 2018
 

Portugal concluiu a ligação ao sistema europeu TACHOnet (Telematics Network for the Exchange of Information Concerning the Issuing of Tachograph Cards) que permite um intercâmbio automatizado de informações sobre os tacógrafos, entre os Estados-Membros da União Europeia (UE). O sistema está em funcionamento desde o passado dia 26 de novembro.

Os tacógrafos são equipamentos de registo, destinados a serem instalados em veículos dedicados ao transporte rodoviário a fim de indicar, registar e memorizar dados relativos à condução desses veículos e aos tempos de trabalho e de repouso dos condutores.

A TACHonet é uma rede telemática que permite a troca de informações automáticas relativas à emissão de cartões tacográficos entre Estados-Membros. Funciona como um eixo central para o intercâmbio de informações entre as administrações nacionais responsáveis pela emissão de tacógrafos, para fazer cumprir os períodos de descanso e monitorizar os tempos de condução dos condutores profissionais.
 
Este sistema foi criado com o objetivo de garantir uma concorrência leal entre condutores, transportadoras e outros modos de transporte e melhorar a segurança rodoviária, evitando a fadiga do condutor e controlando o cumprimento da legislação sobre limites de velocidade.
O IMT já tinha implementado também as ligações a outros dois sistemas telemáticos europeus, o RESPER e o ERRU.
 
O primeiro, o RESPER (Réseau permis de conduire), permite o intercâmbio de informações entre as autoridades nacionais responsáveis pela emissão da carta de condução, nomeadamente para garantir o reconhecimento de documentos e direitos adquiridos originários de outros Estados-Membros, combater a fraude documental e evitar a emissão de licenças múltiplas.
 
O ERRU (Electronic Register of Road Transport Undertakings), por sua vez, é um sistema onde se faz o registo eletrónico nacional das empresas de transporte autorizadas a exercer a atividade de transportador rodoviário, permitindo uma melhor troca de informações entre os Estados-Membros, para que as autoridades competentes possam controlar melhor a conformidade das empresas de transporte rodoviário com as regras em vigor.


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