Encontro Nacional sobre o Planeamento da Mobilidade Sustentável (ENPMS)

Encontro Nacional sobre o Planeamento da Mobilidade Sustentável (ENPMS) 

Título
27 de Setembro de 2018
 

Em 21 de setembro de 2018, integrado na Semana Europeia da Mobilidade, teve lugar o ENCONTRO NACIONAL SOBRE O PLANEAMENTO DA MOBILIDADE SUSTENTÁVEL (ENPMS), no Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL), em Lisboa, organizado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT, I.P.), com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa (C.M. Lisboa).

O Encontro foi aberto pelo Senhor Vereador da Mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa (CM Lisboa), Eng.º Miguel Gaspar, e pela Diretora de Serviços de Estudos, Avaliação e Prospetiva (DSEAP) do Instituto da Mobilidade e Transportes, I.P. (IMT, I.P.), Eng.ª Isabel Botelho, em representação do Conselho Diretivo do IMT, I.P..

A CM Lisboa considerou existir um desafio na estrutura das organizações sendo necessário o debate para se delinear em conjunto um Plano Municipal mais sustentável.

O IMT, I.P apontou como fundamental continuar a renovar a aposta nos instrumentos de planeamento da mobilidade sustentável, como os Planos de Mobilidade e Transportes (PMT), cujo equivalente europeu, os Sustainable Urban Mobility Plans (SUMP), continuam a constituir peça central da visão europeia para a Mobilidade Urbana.

Este evento realizou-se no âmbito do projeto europeu CIVITAS PROSPERITY (H2020) que tem por objetivo reforçar os conhecimentos e capacitar as autoridades locais, através da promoção de conceitos inovadores em SUMP, em Portugal designados por PMT.

O ENPMS contou com a presença de 64 intervenientes que representaram instituições da administração central, regional e local, bem como empresas do setor.

No primeiro painel participaram o IMT, I.P. e a Direção Geral do Território, que apresentaram a perspetiva nacional sobre o Planeamento da Mobilidade Sustentável com particular enfoque no papel desempenhado pelo Pacote da Mobilidade e pelo Programa Nacional da Politica de Ordenamento do Território (PNPOT).

De seguida, no que respeita ao plano local, foram apresentadas as visões de Beja, Cascais e Lisboa, autarquias com territórios, realidades demográficas e processos de planeamento da mobilidade contrastantes, e que demonstraram a importância de identificar, entre as soluções existentes, as escolhas que melhor se adequam à realidade local.

Num terceiro painel, sete especialistas partilharam a sua experiência prática de envolvimento em processos de execução de Planos da Mobilidade e Transportes.

A sessão foi encerrada pela Diretora de Serviços de Estudos, Avaliação e Prospetiva (DSEAP) do Instituto da Mobilidade e Transportes, I.P. (IMT, I.P.), Eng.ª Isabel Botelho, tendo ressalvado que o encontro permitiu progredir no sentido da conciliação de diferentes visões, diferentes experiências e diferentes objetivos, e como tal, avançar no sentido de continuar a desenvolver o Planeamento da Mobilidade Sustentável em Portugal.

Programa e apresentações a disponibilizar em breve

Outras fotografias do ENPMS


Partilhar este artigo:

  Facebook           
 

 

 

 

 
Termos de Utilização - Copyright © 2008 - 2018 www.imtt.pt - Todos os direitos reservados | Site optimizado para 1024x768, IE7+, FF2+ | Desenvolvido por CPCis
Os conteúdos deste site, publicados a partir de 1 de Janeiro de 2012, cumprem as regras do Acordo Ortográfico.
Símbolo de Acessibilidade à Web [D] Level Double-A conformance icon,W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0