Cerimónia de Encerramento Programa U-bike Portugal

Cerimónia de Encerramento Programa U-bike Portugal 

Título
31 de Outubro de 2022
 

 

No dia 25 de outubro realizou-se na Reitoria da Universidade de Aveiro a Sessão Cerimonial de Encerramento do Projeto U-bike Portugal.

A Sessão Cerimonial de Encerramento contou com a participação da Vice-Reitora da Universidade de Aveiro, Professora Ana Lilebo; do Secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Eng. Jorge Delgado; do Presidente do CD do IMT, Doutor João Caetano, da Presidente da Comissão Diretiva do PO SEUR, Dr.ª Helena Pinheiro de Azevedo; de representantes das instituições parceiras, e com representantes de vários stakeholders fundamentais na implementação do projeto, entre os quais a PSP e a GNR.

O Programa U-bike Portugal é um projeto de âmbito nacional, financiado pelo POSEUR, coordenado pelo IMT, e que contou com a participação de 12 instituições do ensino superior: IP Leiria, UTAD, IP Bragança, Universidade Évora, Universidade de Aveiro, Universidade Porto, Universidade Beira Interior, IP Cávado e do Ave, IP Viana do Castelo, IST, ISCTE, IP Beja, IP Porto, Universidade Nova de Lisboa e Universidade do Minho.

   

O projeto veio incentivar a adoção de hábitos de mobilidade mais sustentáveis nas comunidades académicas, designadamente através do apoio à aquisição de 1542 bicicletas elétricas e 707 bicicletas convencionais para uso das comunidades académicas. O U-bike veio assim contribuir para a alteração da repartição modal nas deslocações urbanas, designadamente para a transferência do modo de transporte individual motorizado para o modo ciclável, contribuindo para a redução do consumo de energia primária e para a redução das emissões de gases com efeito de estufa e de poluentes atmosféricos.

Concluiu-se que o projeto teve um impacto muito positivo na forma como a comunidade académica se desloca e na adoção de uma mobilidade mais sustentável, e foram dados vários contributos para futuros projetos de apoio à mobilidade ciclável.


Partilhar este artigo:

Facebook   
 

 

 

 
Termos de Utilização - Copyright © 2008 - 2024 www.imtt.pt - Todos os direitos reservados | Site optimizado para 1024x768, IE7+, FF2+ | Desenvolvido por CPCis
Os conteúdos deste site, publicados a partir de 1 de Janeiro de 2012, cumprem as regras do Acordo Ortográfico.
Símbolo de Acessibilidade à Web [D] Level Double-A conformance icon,W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0