Conclusão do projeto IDACS

Conclusão do projeto IDACS 

Título
11 de Julho de 2022
 

 

 

Terminou no final do passado mês de junho o projeto europeu "Data collection related to recharging/refuelling points for alternative fuels and the unique identification codes related to e-Mobility actors” (IDACS), com a participação de 15 Estados-Membros. A representação nacional foi coordenada pelo IMT, I.P. tendo contado com a participação da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), Mobi.E, S.A., Armis - Sistemas de Informação, Lda. e TIS.pt, consultores em Transportes, Inovação e Sistemas S.A..

Os grandes objetivos do projeto foram a harmonização europeia dos códigos identificadores da mobilidade elétrica (Postos de carregamento e contratos de prestação de serviços), assim como a recolha e disponibilização no NAP da informação relacionada com as infraestruturas de combustíveis alternativos.

A Mobi.E, enquanto gestora da rede de carregamento nacional, procedeu à alteração dos códigos acima referidos, de acordo com a harmonização acordada no projeto e procedeu às atualizações necessárias enquanto entidade responsável pela atribuição e gestão dos códigos da mobilidade elétrica (IDRO). Por outro lado, a Mobi.E e a DGEG, enquanto entidades responsáveis pelos dados relacionados com os combustíveis alternativos, desenvolveram esforços no sentido de os converterem no standard europeu Datex II, para serem disponibilizados no Ponto de Acesso Nacional (NAP), em https://nap-portugal.imt-ip.pt/nap/home

Para assinalar o fim do projeto IDACS, a coordenação holandesa do mesmo organizou um evento na sede do BENELUX em Bruxelas, que contou com a presença dos coordenadores nacionais, incluindo o IMT,I.P., e da Comissão Europeia, através da DG Move.

No decorrer do evento foi organizada uma reflexão conjunta sobre a contribuição do IDACS para uma utilização cada vez mais generalizada dos combustíveis alternativos por parte dos cidadãos europeus, e na realização da primeira reunião de “steering committee” da IDRR, organização à escala europeia que reúne as entidades nacionais que gerem os códigos da mobilidade elétrica e que contou com a presença da Mobi.E.


Partilhar este artigo:

Facebook   

 

 

 

 
Termos de Utilização - Copyright © 2008 - 2024 www.imtt.pt - Todos os direitos reservados | Site optimizado para 1024x768, IE7+, FF2+ | Desenvolvido por CPCis
Os conteúdos deste site, publicados a partir de 1 de Janeiro de 2012, cumprem as regras do Acordo Ortográfico.
Símbolo de Acessibilidade à Web [D] Level Double-A conformance icon,W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0