Digitalização de serviços do IMT permite redução das emissões de carbono em 3 622 toneladas

Digitalização de serviços do IMT permite redução das emissões de carbono em 3 622 toneladas 

Título
28 de Março de 2023
 
 

O lançamento do portal IMT Online, no início de 2017, marcou o arranque da digitalização de serviços do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), trazendo diversos benefícios, entre eles a redução do impacto ambiental provocado pelos processos em papel e pelas deslocações dos cidadãos aos nossos balcões.

Entre 2017 e 2023, o IMT Online registou um total de 1 201 22 pedidos relacionados com a Carta de Condução (revalidação, substituição, emissão de segunda via, etc.) e o Cartão Tacográfico. Ao balcão, este número de pedidos traduzir-se-ia num igual número de deslocações dos utentes até aos nossos serviços e num gasto de 2 402 456 folhas de papel (320 árvores). Relativamente às deslocações, e admitindo que seriam efetuadas em automóvel ligeiro de passageiros e num trajeto de ida e volta a rondar os 15 quilómetros, calcula-se que nestes seis anos se tenham evitado percorrer cerca de 18 018 420 quilómetros, permitindo uma redução de emissão de carbono de 3 622 toneladas (cerca 603,7 toneladas/ano).

O portal IMTonline disponibiliza vários serviços relacionados com transportes, veículos e condutores, entre os quais se destacam:

  • Condutores - revalidação, substituição e pedido de 2ª via da carta de condução;
  • Transportes - emissão e renovação de cartão tacográfico de condutor, emissão de certificado de motorista de táxi CMT e a emissão de certificado de motorista TVDE;
  • Veículos - pedido de 2.ª Via do Certificado de Matrícula/Documento Único Automóvel, pedidos de certidões referentes a veículos e pedidos de alterações de características técnicas.

O IMT incentiva o registo de pedidos através do portal www.imtonline.pt, aplicando a todas as pretensões um desconto de 10%.

 

Partilhar este artigo:

Facebook   
 

 

 

 

 

 
Termos de Utilização - Copyright © 2008 - 2024 www.imtt.pt - Todos os direitos reservados | Site optimizado para 1024x768, IE7+, FF2+ | Desenvolvido por CPCis
Os conteúdos deste site, publicados a partir de 1 de Janeiro de 2012, cumprem as regras do Acordo Ortográfico.
Símbolo de Acessibilidade à Web [D] Level Double-A conformance icon,W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0