Directrizes para a avaliação da resiliência das infraestruturas de transporte a fenómenos potencialmente perturbadores (CEN/CENELEC)

Directrizes para a avaliação da resiliência das infraestruturas de transporte a fenómenos potencialmente perturbadores (CEN/CENELEC) 

Título
18 de Janeiro de 2022
 
O funcionamento da sociedade depende do transporte de bens e pessoas, pelo que as infraestruturas de transporte devem ser construídas por forma a assegurarem que tal possa acontecer de forma segura e sem problemas, fornecendo elevados níveis específicos de serviço.

Por toda a Europa já se verificaram, em diferentes ocasiões, reduções no serviço devido a eventos potencialmente perturbadores, tais como inundações, terramotos, fortes quedas de neve, nevoeiro, ventos fortes, ou ciberataques, as quais podem ter consequências sociais significativas.

Neste contexto, os gestores de infraestruturas de transporte devem minimizar o impacto e as potenciais consequências de efeitos externos adversos, sendo, para tal, necessária informação objectiva sobre o serviço prestado pelas suas infraestruturas de transporte e sobre a resiliência das mesmas a esses efeitos.

Nesse sentido, o CEN[1] e o CENELEC[2] publicaram, em novembro de 2021, o novo CWA[3] 17819:2021 Guidelines for the assessment of resilience of transport infrastructure to potentially disruptive events” (Directrizes para a avaliação da resiliência das infraestruturas de transporte a fenómenos potencialmente perturbadores). Este documento fornece ao gestor da infraestrutura orientações para proceder a uma definição completa e sistemática do serviço e medir a sua resiliência, em todas as situações com que é confrontado, e apoio na identificação das intervenções adequadas para aumentar tal resiliência.

O CWA 17819:2021 está disponível para download gratuito e foi desenvolvido pelo CEN/CLC/WS 018 “Assessment of the resilience of transport infrastructure to potentially disruptive events”, cujo secretariado é assegurado pela UNE, Associação Espanhola de Normalização.

Este trabalho foi iniciado através do Projecto FORESEE - Future proofing strategies FOr RESilient transport networks against Extreme Events, que é um projecto de investigação colaborativa da UE financiado pelo Horizon 2020. Para mais informação sobre a FORESEE: https://foreseeproject.eu/.


[1] O Comité Europeu de Normalização (CEN) é uma das três Organizações Europeias de Normalização [juntamente com o CENELEC e ETSI (Instituto Europeu de Normas de Telecomunicações] que foram oficialmente reconhecidas pela União Europeia e pela Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA) como sendo responsáveis pelo desenvolvimento e definição de normas voluntárias a nível europeu.
[2] Comité Europeu de Normalização Electrotécnica (CENELEC)
[3] Um Acordo de Workshop CEN (CEN Workshop Agreement, geralmente abreviado CWA) é um documento de referência do Comité Europeu de Normalização (CEN), não sendo, por definição, uma norma oficial.

 

Partilhar este artigo:

Facebook   

 

 

 
Termos de Utilização - Copyright © 2008 - 2024 www.imtt.pt - Todos os direitos reservados | Site optimizado para 1024x768, IE7+, FF2+ | Desenvolvido por CPCis
Os conteúdos deste site, publicados a partir de 1 de Janeiro de 2012, cumprem as regras do Acordo Ortográfico.
Símbolo de Acessibilidade à Web [D] Level Double-A conformance icon,W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0