Emitida primeira matrícula do novo modelo

Emitida primeira matrícula do novo modelo  

Título
3 de Março de 2020
 

 

Foi emitida, esta noite, a primeira matrícula do novo formato AA-01-AA. Esta matrícula foi atribuída a um veículo elétrico.

Com o novo formato de número de matrícula passa a ser utilizado um novo modelo de chapa de matrícula para todas as novas matrículas, sem a inclusão do ano e mês da primeira matrícula do veículo, sendo também eliminados, em todos os modelos de chapas de matrícula, os traços separadores de grupos de carateres, mantendo-se no entanto um espaçamento entre cada grupo de carateres, conforme imagem acima.

O ano e mês da matrícula são elementos que não fazem parte do número da matrícula dos veículos e não são um elemento relevante para a sua identificação, sendo Portugal o único país dos 28 Estados-Membros da União Europeia que apresentava estes elementos na respetiva chapa de matrícula. Esta situação era geradora de más interpretações, dado o referido espaço ser utilizado em muitos países para indicar a data de validade do número da matricula e não o ano e mês da primeira matricula do veículo.

O novo formato do número de matrícula permite a sua utilização por um período estimado de 45 anos.

A última matrícula emitida do modelo que agora termina, e que começou a ser utilizado em maio de 2005, foi a “99-ZZ-99" e foi também atribuída a um veículo elétrico.

 

Partilhar este artigo:

  Facebook      

 

 

 

 

 
Termos de Utilização - Copyright © 2008 - 2024 www.imtt.pt - Todos os direitos reservados | Site optimizado para 1024x768, IE7+, FF2+ | Desenvolvido por CPCis
Os conteúdos deste site, publicados a partir de 1 de Janeiro de 2012, cumprem as regras do Acordo Ortográfico.
Símbolo de Acessibilidade à Web [D] Level Double-A conformance icon,W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0