Cimeira Anual do International Transport Forum (ITF) de 2021

Cimeira Anual do International Transport Forum (ITF) de 2021 

Título
28 de Maio de 2021
 
 

Decorreu entre os dias 17 e 28 de maio, em formato digital, a Cimeira anual do International Transport Forum (ITF) de 2021, o maior encontro mundial de Ministros responsáveis pela área dos transportes e o principal evento dedicado à política de transporte a nível global.

A edição deste ano, que teve como o tema Transport Innovation for Sustainable Development: Reshaping Mobility in the Wake of COVID-19, contou com uma delegação nacional composta por elementos do Gabinete do Secretário de Estado das Infraestruturas e do Instituto da Mobilidade e dos Transportes. A delegação foi chefiada pelo Secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Moreno Delgado, que assegurou também a representação de Portugal na 13.ª sessão do Conselho de Ministros dos Transportes dos países membros do ITF.

Com uma duração mais alargada que nos anos anteriores e as adaptações impostas pelo formato digital, a Cimeira de 2021, no âmbito da Presidência irlandesa do ITF, manteve o programa habitual, incluindo os tradicionais eventos ministeriais - com destaque para o Conselho de Ministros dos Transportes e Mesas Redondas Ministeriais -, sessões plenárias e sessões temáticas, eventos paralelos, espaço de exposições e networking.

Destaca-se a aprovação da Declaração Ministerial pelo Conselho de Ministros dos Transportes; subscrita pelos 62 países que integram a família ITF, entre os quais Portugal, a Declaração sublinha a importância de uma liderança política forte e da inovação na criação de um sistema de transportes mais resiliente, seguro, eficiente e sustentável e de uma mobilidade mais inclusiva e equitativa, no período pós-COVID. A Declaração perspetiva uma transformação da mobilidade, no contexto do processo de recuperação pós Covid-19, assente em quatro ideias-chave: i) restabelecer a conectividade e construir redes de transporte resilientes; ii) fomentar um transporte inclusivo para todos; iii) assumir a liderança para encorajar o transporte sustentável; iv) melhorar a governança e o enquadramento financeiro.

A edição deste ano ficou também marcada por um novo alargamento do ITF que, com a adesão da Colômbia – o quarto país da América Latina, a par da Argentina, Chile e México, a integrar a organização -, vê reforçado o seu alcance geográfico naquela região do globo.

 

 Partilhar este artigo:

  Facebook           

 

 

 
Termos de Utilização - Copyright © 2008 - 2024 www.imtt.pt - Todos os direitos reservados | Site optimizado para 1024x768, IE7+, FF2+ | Desenvolvido por CPCis
Os conteúdos deste site, publicados a partir de 1 de Janeiro de 2012, cumprem as regras do Acordo Ortográfico.
Símbolo de Acessibilidade à Web [D] Level Double-A conformance icon,W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0