Cimeira Anual do International Transport Forum (ITF)

Cimeira Anual do International Transport Forum (ITF) 

Título
24 de Maio de 2022
 

     
Decorreu entre os dias 18 e 20 de maio, em Leipzig, a Cimeira anual do International Transport Forum (ITF) de 2022, com o tema Transport for Inclusive Societies.

A edição deste ano decorreu sob a Presidência do Reino de Marrocos e marcou o regresso ao formato presencial, em Leipzig, tendo, apesar das restrições sanitárias que ainda vigoram nalguns países, contabilizado a presença de cerca de 900 delegados, entre decisores políticos, representantes das administrações nacionais, da academia, da indústria e de organizações internacionais.    

A delegação nacional, chefiada pelo Secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Moreno Delgado - que assegurou também a representação de Portugal na 14.ª sessão do Conselho de Ministros dos Transportes dos países membros do ITF -, integrou elementos do Gabinete do Secretário de Estado da Mobilidade Urbana, o Presidente do Conselho Diretivo do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, Eduardo Feio, e a Secretária Geral do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, Alexandra Carvalho.

 

     

A Cimeira deste ano incidiu sobre a forma como as tecnologias e os modelos de negócio inovadores na área do transporte podem potenciar a inclusão social e, ao mesmo tempo, promover o crescimento económico sustentável. As discussões focaram questões de relevo para o transporte inclusivo, incluindo as dimensões físicas e sociais da acessibilidade, novas formas de mobilidade e a promoção de resiliência e equidade no mercado de trabalho de transporte. 

O programa cobriu todos os modos, em diferentes geografias, destacando a importância da cooperação intersectorial e da governança. O contexto da crise do COVID-19, os impactos do conflito armado na Ucrânia ao nível dos transportes, infraestruturas de transportes e cadeias de abastecimento, bem como futuras medidas de apoio à recuperação e à reconstrução mereceram um destaque especial nas discussões.

No programa habitual, cuja estrutura inclui eventos ministeriais (Conselho de Ministros dos Transportes e Mesas Redondas Ministeriais), sessões plenárias, temáticas e paralelas, espaço de exposições e networking, foram este ano introduzidos dois formatos especialmente dedicados à agressão militar da Federação Russa à Ucrânia: uma conferência de imprensa com a participação dos ministros do Reino Unido, Alemanha, Estados Unidos, Polónia e Lituânia, para apresentação do documento Call to Action on the War in Ukraine - um apelo à ação, assinado por 37 países (incluindo Portugal), mostrando solidariedade e apoio à Ucrânia à luz da agressão não provocada e em larga escala da Federação Russa, e uma Mesa Redonda Ministerial especial sobre a guerra na Ucrânia e os seus impactos no setor dos transportes e das infraestruturas de transporte.

Na edição deste ano, merecem ainda particular destaque a renovação do mandato do Secretário Geral do ITF, Sr. Young Tae Kim (21.08.2022/20.08.2027), e a adesão do Camboja à organização que, desta forma, inaugura a sua presença no sueste asiático e passa a ter 64 países membros. 

 

 Partilhar este artigo:

Facebook   

 

 

 
Termos de Utilização - Copyright © 2008 - 2024 www.imtt.pt - Todos os direitos reservados | Site optimizado para 1024x768, IE7+, FF2+ | Desenvolvido por CPCis
Os conteúdos deste site, publicados a partir de 1 de Janeiro de 2012, cumprem as regras do Acordo Ortográfico.
Símbolo de Acessibilidade à Web [D] Level Double-A conformance icon,W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0