Coimbra recebeu o arranque do projeto 1Bilhete.pt

Coimbra recebeu o arranque do projeto 1Bilhete.pt 

Título
14 de Fevereiro de 2023
 

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) apresentou no passado dia 10 de fevereiro, no Pavilhão Centro Portugal, em Coimbra, o projeto 1Bilhete.pt, que visa a criação de uma plataforma tecnológica de bilhética intermodal e interoperável de abrangência nacional.

A sessão contou com a presença do Secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, e do Secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco, tendo a apresentação do projeto ficado a cargo do presidente do conselho diretivo do IMT, João Jesus Caetano.

   
O arranque do projeto conta com a estreita colaboração da Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) e dos Transportes Intermodais do Porto (TIP), que vão trabalhar de forma colaborativa na partilha de recursos, conhecimento e desenvolvimentos, sob a supervisão do IMT. Para o efeito, foi assinado um protocolo de colaboração entre as três entidades, que marcou assim o arranque da plataforma 1Bilhete.pt.

“1Bilhete.pt é o nome apelativo que encontrámos para chamar a este projeto e o primeiro passo que estamos a dar é ao nível do suporte físico. É mesmo resolver o problema de podermos ter apenas um tipo de suporte para viajar em qualquer ponto do país, seja ele um cartão, seja ele uma aplicação, um telemóvel, seja até a utilização do cartão bancário”, explicou à margem do evento o Secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado.

   

Já o presidente do conselho diretivo do IMT, informou que o projeto vem permitir, para já, a interoperabilidade entre os sistemas de bilhética das duas áreas metropolitanas do país, mas destacou que o objetivo é que até ao final de 2023 a interoperabilidade seja alargada a todo o país.

Para isso, serão inicialmente criadas “as condições tecnológicas necessárias para integrar os sistemas de bilhética clássica do Porto e de Lisboa, nomeadamente a partir da capacitação dos seus equipamentos de venda e carregamento, e de validação e fiscalização, de forma a permitir a interoperabilidade entre o cartão Navegante e o cartão Andante”.

   

Mas o projeto conta com mais duas fases de desenvolvimento, que devem estar concluídas até ao final de 2024. No primeiro semestre do próximo ano avança a integração dos sistemas de bilhética em smartphones, que vem permitir que estes equipamentos passem a funcionar como ponto de venda e carregamento. Já no segundo semestre de 2024, prevê-se que avance a implementação da bilhética aberta em cartões bancários de crédito e débito.

   

João Jesus Caetano terminou a sua intervenção deixando um apelo às entidades com competências ou atribuições em matéria de sistemas de bilhética para que adiram à plataforma, podendo beneficiar de acesso a investimento para a implementação do projeto.

“O sucesso desta iniciativa depende do envolvimento de todos. Não basta desenvolver a plataforma, é necessário que todas as autoridades de transporte se associem e que tragam com elas os seus operadores”, concluiu.

Também o Secretário Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco, esteve na abertura da cerimónia, e frisou que esta plataforma “chega em boa hora”.

Consulte mais informações sobre o projeto em 1.bilhete.pt .

 

 

 

 
Termos de Utilização - Copyright © 2008 - 2024 www.imtt.pt - Todos os direitos reservados | Site optimizado para 1024x768, IE7+, FF2+ | Desenvolvido por CPCis
Os conteúdos deste site, publicados a partir de 1 de Janeiro de 2012, cumprem as regras do Acordo Ortográfico.
Símbolo de Acessibilidade à Web [D] Level Double-A conformance icon,W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0