Cooperative Streets - Workshop MMTIS

Cooperative Streets - Workshop MMTIS 

Título
17 de Novembro de 2021
 
 

No âmbito do projeto Cooperative Streets (C-Streets) no qual o IMT é o coordenador nacional e implementador, realizou-se no passado dia 03.11.2021, em Gondomar, um workshop sobre os pilotos “Multimodal Travel Information Services – MMTIS” desenvolvidos pelas entidades que integram o projeto C-Streets.

A sessão, organizada por IMT e TIS, contou com a participação dos municípios de Gondomar; Loulé; Lousada; Santo Tirso; Trofa; Porto; Valongo; Vila Nova de Gaia; a Associação Quadrilátero, representando os municípios de Braga, Barcelos, Famalicão e Guimarães e a Área Metropolitana do Porto. A Associação Transporlis também disponibilizou uma apresentação sobre o projeto que está a desenvolver. Pode baixar neste link as apresentações efetuadas.

Os municípios apresentaram e trocaram experiências sobre a implementação de plataformas municipais de informação para serviços de mobilidade, com capacidade para fornecer informação, não só ao Ponto de Acesso Nacional (NAP), mas também ao público em geral, para viagens multimodais, de acordo com os protocolos europeus normalizados de intercâmbio de dados. Estas plataformas integrarão dados de todo o universo da mobilidade, incluindo transporte público regular, transporte escolar, transporte a pedido, modos suaves, estacionamento e dados de tráfego. Os dados serão disponibilizados ao público através de painéis informativos digitais colocados em paragens e terminais, aplicações móveis e e-papers.

O IMT, na sua apresentação, sistematizou o ciclo de vida dos dados MMTIS em três fases, a obtenção dos dados, a standardização e por fim a disponibilização dos mesmos no NAP. Em relação à obtenção dos dados foram descritos quais os serviços abrangidos, que incluem os serviços de transporte regular dos vários modos, o transporte a pedido e o transporte pessoal e quais os dados a recolher, de acordo com o REGULAMENTO DELEGADO (UE) 2017/1926 DA COMISSÃO de 31 de maio de 2017. Quanto à standardização, foi explicado o âmbito de utilização dos standards Datex e Netex, e a importância do desenvolvimento do perfil nacional Netex (https://ptprofiles.azurewebsites.net/), como adaptação deste normativo à realidade nacional. Por fim, foi feita uma breve caracterização do NAP Multimodal (https://nap-portugal.imt-ip.pt/nap/home) no qual os fornecedores de dados deverão estar registados preenchendo fichas de metadados referentes aos seus conjuntos de dados, com indicação do link onde estes se encontram disponíveis.

 

Partilhar este artigo:

Facebook   

 
Termos de Utilização - Copyright © 2008 - 2024 www.imtt.pt - Todos os direitos reservados | Site optimizado para 1024x768, IE7+, FF2+ | Desenvolvido por CPCis
Os conteúdos deste site, publicados a partir de 1 de Janeiro de 2012, cumprem as regras do Acordo Ortográfico.
Símbolo de Acessibilidade à Web [D] Level Double-A conformance icon,W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0