O IMT subscreveu a Declaração para garantir a igualdade de oportunidades para mulheres e homens no setor dos transportes, disponibilizada e promovida pela plataforma Women in Transport - EU Platform for change.
A plataforma Women in Transport - EU Platform for change, foi fundada em 2017 por instituições da União Europeia - Comissão Europeia, Comité Económico e Social, Parlamento Europeu, Comissária dos Transportes, Presidente da Comissão TRAN - com o objetivo de fortalecer o emprego feminino e a igualdade de oportunidades para mulheres e homens no setor de transportes, e servindo igualmente como um fórum de discussão de boas práticas. A igualdade, a diversidade e a inclusão estão entre as grandes prioridades da Comissão Europeia para o Setor dos Transportes. De facto, a nível europeu o setor dos transportes emprega apenas 22% de mulheres, evidenciando um forte desequilíbrio em termos de representação de género. Uma maior igualdade de género contribuirá para locais de trabalho mais diversificados, com efeitos positivos tanto internamente como externamente, influenciando positivamente a atratividade dos empregos e a competitividade do setor.
A Plataforma agrega um amplo conjunto de entidades, reunindo Autoridades e Operadores de Transporte, e outras entidades do setor tais como ONG, instituições académicas, e personalidades individuais. Estas entidades comprometem-se em melhorar a representação feminina no emprego no transporte e partilham nesta plataforma as suas iniciativas e boas práticas (e.g.: desenvolvimento de estratégias ou planos de ação para promover um maior equilíbrio de género ou promoção de planos comunicação para a promoção da diversidade)
A Declaração regista cerca de 250 subscrições, das quais quatro correspondem a entidades sedeadas em território nacional (IMT, Metropolitano de Lisboa, European Maritime Safety Agency e LM).
O IMT, enquanto ponto focal da rede europeia Embaixadores para a Diversidade no Transporte, pretende divulgar e promover a assinatura da Declaração para garantir a igualdade de oportunidades para mulheres e homens no setor de transporte, por parte dos vários agentes que operam no setor, com vista a promover a igualdade de género e a fomentar a atratividade e o crescimento sustentável do setor dos transportes em Portugal.