Ficheiros NeTEx de Exemplo
O QUE É O NETEX?
O NeTEx (Network Timetable Exchange) define um padrão para o intercâmbio de dados de informação sobre passageiros de transporte público em formato XML. O NeTEx é uma norma técnica CEN. Está dividido em três partes, cada uma cobrindo um subconjunto funcional do modelo CEN de Transmissão de Informação sobre Transportes Públicos:
Sendo um formato XML, permite que os dados sejam utilizados em arquiteturas modernas de serviços web e que suportem uma vasta gama de informações sobre passageiros e aplicações operacionais.
O esquema NeTEx é de utilização livre sob uma Licença GPL e o seu desenvolvimento é gerido pelo processo das normas CEN.
O QUE É O PERFIL NACIONAL DE NETEX?
Portugal está a trabalhar nos seus perfis nacionais NeTEx e SIRI com base nos protocolos globais NeTEx/SIRI, de acordo com os contributos dos diferentes intervenientes que atuam em Portugal. Estes perfis serão utilizados não só para receber dados dos fornecedores, mas também para a comunicação com o Ponto Nacional de Acesso (NAP) contemplando os vários tipos de informação (horários, pontos de acesso, acessibilidade, topologia de rede).
Este perfil irá igualmente beneficiar da análise do Perfil de Informação de Acessibilidade do Passageiro Europeu – EPIP, bem como dos perfis que se encontram a ser definidos nos restantes Estados Membros.
A primeira versão do perfil nacional NeTEx encontra-se em https://ptprofiles.azurewebsites.net/
QUAIS AS VANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DE NETEX PARA UM OPERADOR DE TRANSPORTE PÚBLICO?
O NeTEx é uma forma padronizada de troca de dados estáticos/regulares entre os sistemas de informação envolvidos no transporte público (informação de passageiros, horários, rotas, gestão de tarifas, etc.) alavancando sistemas de transporte público rentáveis, reutilizáveis, escaláveis, modularizados e sustentáveis. Os Regulamentos Delegados publicados ao abrigo da Directiva ITS 2010/40/UE exigem que os dados sobre mobilidade sejam publicados no NAP de acordo com as normas definidas.
Mas, para além dos requisitos legais, o NeTEx é uma necessidade para os operadores a fim de permitir a interoperação com o sistema dos transportes públicos, nomeadamente para trocar dados com as autoridades, utilizadores e outros interessados e, finalmente, para comunicar com o NAP.
COMO PODE O MEU SISTEMA DE GESTÃO DE FROTAS INTERAGIR COM NETEX?
Os documentos em formato NeTEx são ficheiros informáticos que podem ser trocados por uma grande variedade de protocolos (http, ftp, e-mail, suportes portáteis, etc.). Um serviço NeTEx só precisa de implementar os elementos relevantes para os seus objetivos comerciais (o seu perfil).
Na prática, qualquer nova implementação do NeTEx é suscetível de seguir um de três casos de utilização diferentes:
O QUE É O PONTO NACIONAL DE ACESSO (NAP)?
A Directiva ITS visa estabelecer um quadro para a implantação e utilização coordenada e eficaz de sistemas de transporte inteligentes dentro dos estados membros e além fronteiras. A evolução para um Espaço Único Europeu de Transportes requer uma camada digital que interligue todos os elementos do transporte. Esta camada digital precisa de assegurar a compatibilidade, interoperabilidade e continuidade para a implantação e utilização operacional dos ITS para ações prioritárias da Diretiva ITS.
O Ponto de Acesso Nacional (NAP) é um ponto único de acesso aos dados, para facilitar o acesso, o intercâmbio fácil e a reutilização dos dados relacionados com o transporte, a fim de ajudar a apoiar a prestação de serviços de viagens e tráfego interoperáveis a nível da UE aos utilizadores finais.
Os NAP podem assumir várias formas, tais como uma base de dados, armazém de dados, mercado de dados, repositório e registo, portal web ou similar, fornecendo também serviços de pesquisa, tornando mais fácil a utilização dos conjuntos de dados solicitados.
Para estes fins, os dados são acessíveis numa base não discriminatória, de acordo com as normas necessárias para o respetivo intercâmbio e reutilização.
O NAP português encontra-se em: https://nap-portugal.imt-ip.pt/
Pode descarregar o documento com estas FAQ aqui.