Formação Civitas Prosperity - Lisboa 15-18 outubro 2018

Formação Civitas Prosperity - Lisboa 15-18 outubro 2018 

Título
14 de Novembro de 2018
 

Entre 15 e 18 de outubro de 2018, teve lugar a FORMAÇÃO CIVITAS PROSPERITY sobre Sustainable Urban Mobility Plans (SUMP), em Portugal designados por Planos de Mobilidade e Transportes (PMT), no Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL), em Lisboa, organizada pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT, I.P.), com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa (C.M. Lisboa), financiada pelo programa Horizonte 2020.

Esta formação foi aberta pelo Vogal do Conselho Diretivo do IMT, I.P., Dr. Luis Pimenta e pela Diretora de Serviços de Estudos, Avaliação e Prospetiva (DSEAP) do IMT, I.P., Eng.ª Isabel Botelho e encerrada pelo Vereador da Mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa (CM Lisboa), Eng.º Miguel Gaspar.

       

O IMT, I.P., destacou que a FORMAÇÃO CIVITAS PROSPERITY é uma peça fundamental do processo de capacitação das autoridades locais e nacionais e que a Comissão Europeia tem continuado a afirmar que os SUMP constituem o elemento central da visão europeia para a mobilidade urbana, numa altura em que as Linhas de Orientação para a execução dos SUMP europeus se encontram a ser revistas, antevendo-se uma maior aproximação ao conceito português de Planos de Mobilidade e Transportes, designadamente no que concerne à incorporação de uma dimensão regional acrescida. Deste modo, foi, assim, reconhecida a necessidade de prosseguir o trabalho de enquadramento técnico para os Planos de Mobilidade e Transportes, sendo importante, neste âmbito a continuação da publicação das brochuras técnicas do Pacote da Mobilidade.

A CM Lisboa abordou a vertente da articulação entre os patamares político e técnico durante o processo de elaboração e implementação de um Plano de Mobilidade e Transportes, num momento em que a autarquia se encontra a desenvolver o seu Plano de Mobilidade e Transportes. Este documento deverá nortear as distintas ações, planeadas e em curso, para incrementar o patamar de sustentabilidade da mobilidade, na capital portuguesa, contribuindo para a continuação do percurso que já levou a cidade de Lisboa a ser premiada com o 2020 European Green Capital Award.

A formação, de quatro dias, contou com a presença de quatro dos maiores especialistas europeus em mobilidade sustentável, a saber:

Com um programa especificamente delineado em função dos temas que se avaliaram como mais pertinentes para a realidade nacional, a formação abordou as vertentes:

i) da articulação entre Planos de Mobilidade e Transportes e Instrumentos de Gestão do Território;
ii) do uso do espaço público;
iii) da distribuição de mercadorias e da logística urbana;
iv) da comunicação e da participação pública nos Planos de Mobilidade e Transportes;
v) e da Monitorização e avaliação dos Planos de Mobilidade e Transportes.

O programa incluiu ainda duas visitas técnicas:

 

Esta formação contou com a presença de 47 participantes de 22 entidades, abrangendo a administração central, regional e local, bem como empresas do setor.

Programa

Apresentações a disponibilizar em breve

Outras fotografias da FORMAÇÃO CIVITAS PROSPERITY

 

 

 

 
Termos de Utilização - Copyright © 2008 - 2018 www.imtt.pt - Todos os direitos reservados | Site optimizado para 1024x768, IE7+, FF2+ | Desenvolvido por CPCis
Os conteúdos deste site, publicados a partir de 1 de Janeiro de 2012, cumprem as regras do Acordo Ortográfico.
Símbolo de Acessibilidade à Web [D] Level Double-A conformance icon,W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0