As medidas de reforço da qualidade do ensino dos futuros condutores ministrado nas escolas de condução constituem um objetivo relevante no âmbito das competências e atribuições do IMT, I.P.
Neste quadro, o IMT, I. P. elaborou um Manual de suporte à formação de condutores, e um outro de apoio à atividade das escolas de condução, que agora são disponibilizados. Estes Manuais pretendem assim ser instrumentos de apoio à atividade de todos aqueles que, nas suas áreas de atuação, contribuem ou são destinatários do ensino da condução.
O Manual do Ensino da Condução é constituído por uma parte geral, enquadradora, definindo o referencial teórico dos diversos conteúdos, e por uma parte específica, secionada em fichas autónomas, sobre conteúdos de formação dos candidatos a condutores da categoria B e incluindo textos complementares sobre temáticas mais complexas, para um maior aperfeiçoamento das matérias.
O formato do Manual permitirá uma actualização regular de conteúdos e a introdução de novas matérias.
O Manual da Qualidade de Serviços Ensino da Condução tem como objetivo definir boas práticas na atividade das escolas de condução e indicar linhas de orientação para a ministração de um ensino da condução com qualidade.
Os conteúdos deste Manual são uma primeira abordagem do IMT, I.P. a esta temática. Neste sentido, será posteriormente desenvolvida a produção de mais fichas sobre conteúdos relevantes na aprendizagem da condução.
Por se tratar de um processo em desenvolvimento, serão bem-vindos e considerados todos os contributos recebidos, através do endereço electrónico manualensinoconducao@imtt.pt especificamente dedicado a este assunto.
Manual do Ensino da Condução
Manual da Qualidade de Serviços Ensino da Condução