15.º ITS European Congress 2023 - Lisboa

15.º ITS European Congress 2023 - Lisboa 

Título
7 de Junho de 2023
 

O IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P., marcou presença no espaço de exposição do 15º ITS European Congress 2023, o maior evento europeu dedicado à mobilidade inteligente e à digitalização dos transportes, que se realizou pela primeira vez em Portugal, entre 22 e 24 de maio de 2023, no Centro de Congressos de Lisboa, que contou com a organização da ERTICO – ITS Europe, ITS Portugal e Câmara Municipal de Lisboa.

“The game changer” foi o mote do 15º Congresso ITS, desenvolvido através de debates envolventes e do espaço de exposição com demonstrações ao vivo, onde cerca de 2 500 delegados inscritos, provenientes de 59 países, reuniram-se em Lisboa, para apresentar e partilhar novas soluções para uma mobilidade mais sustentável, resiliente, segura e inteligente.

Durante três dias, estiveram em Lisboa representações de mais de 59 países, constituindo uma oportunidade única de networking com alguns dos players mais ativos da comunidade ITS a nível global, permitindo às empresas portuguesas (e não só) a conexão com algumas das maiores organizações europeias e internacionais do setor. Além das Sessões Plenárias, o Congresso contou com um programa abrangente com sessões técnicas e de investigação, assim como apresentações de start-ups.

João Jesus Caetano, Presidente do Conselho Diretivo do IMT, fez parte da sessão Plenária 3, intitulada “Integrating road, rail, air and waterborne – multimodality by any means?”, na qual teve ocasião de destacar a importância do diálogo entre os vários stakeholders, da partilha de dados e do desenvolvimento das interfaces. Referiu a importância da multimodalidade, que pressupõe a partilha de experiências entre os agentes do sector e que se trabalhe de forma integrada para o sucesso dos diferentes modos de mobilidade. 

O Stand do IMT contou ainda com uma visita da Senior Delegation da ERTICO, destacando-se o seu Chairman (Dr. Angelos Amditis), o seu CEO (Joost Vantomme) , o seu CFO (Didier Gorteman) e a responsável pela organização dos Congressos (Lisa Boch-Andersen).

O IMT, em reconhecimento da ERTICO ter escolhido o Stand do IMT para tal visita, ofereceu, simbolicamente aos representantes da comitiva da ERTICO, uma medalha comemorativa do Instituto.

Ao longo dos 3 dias do Congresso tiveram lugar, no stand do IMT, várias sessões temáticas para divulgação de vários projetos nos quais o IMT coordena ou participa, destacando algumas das soluções ITS e C-ITS disponíveis em Portugal, e na Europa, desenvolvidas no âmbito da cooperação entre entidades parceiras.


Sessão 1 - C_Streets_Rui_Velasco_ITS_Lisboa_2023


 Sessão 2 ITS_Ambassadors for #DiversityInTransport - Daniela Carvalho
TEN-T & URBAN NODES: CHALLENGES & OPORTUNITIES - Daniela Carvalho


Sessão 3 C-ROADS - Ricardo Tiago & Paulo Pereira


Sessão 4 Magellan Circle showcase - Ana Ribeiro & Alexio Picco


Sessão 5 NAPCORE - Andás Selmeczy


Sessão 6 OPT - Interactive spider maps - improving usability of public transport - Thiago Sobral


Sessão 7  TML | Cohesive Transportation Story – Equipa TML


Sessão 8 CCAM – CP3 APCAP - Jorge Lopes

Além das sessões programadas que ocorreram no espaço do stand do IMT, foi promovida uma sessão espontânea, direcionada a estudantes franceses do mestrado especializado em Smart Mobility, da École des Ponts Paris Tech, que desenvolve investigação ligada aos desafios da transição ecológica.

Importa igualmente assinalar que durante o Congresso ITS, foi assinado um Protocolo de colaboração entre o IMT e a Associação ITS Portugal, com vista a impulsionar o desenvolvimento e adoção de Sistemas e Serviços Inteligentes de Transportes em Portugal, aprofundando conhecimentos e partilhando informação em áreas especializadas.

Nos seguintes links, poderão ter acesso a mais informações sobre o 15º ITS European Congress 2023 – Lisbon – “The Game Changer”

https://itseuropeancongress.com/15th-its-european-congress-closing-its-doors/

https://itseuropeancongress.com/game-changing-directions-in-lisbon-across-the-its-community/



Partilhar este artigo:

Facebook   

 

 

 

 

 

 
Termos de Utilização - Copyright © 2008 - 2024 www.imtt.pt - Todos os direitos reservados | Site optimizado para 1024x768, IE7+, FF2+ | Desenvolvido por CPCis
Os conteúdos deste site, publicados a partir de 1 de Janeiro de 2012, cumprem as regras do Acordo Ortográfico.
Símbolo de Acessibilidade à Web [D] Level Double-A conformance icon,W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0