Realizou-se em Faro o 1º Workshop nacional do projeto Endurance, sobre Planeamento da Mobilidade Urbana Sustentável, organizado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes com o apoio da Comunidade Intermunicipal do Algarve.
O IMT integra o consórcio que está a desenvolver o projeto ENDURANCE, que conta com 25 países europeus, coordenado pela EPOMM (European Platform on Mobility Management) e que tem por objetivo promover o desenvolvimento de Planos de Mobilidade Urbana Sustentável/ Planos de Mobilidade e Transportes.
O programa incluiu uma abordagem à politica de mobilidade europeia e nacional, a apresentação do projeto, a partilha de boas práticas de aplicação nacional e internacional e debate sobre a temática com os municípios. Durante a tarde realizou-se uma «experiência viva»/ visita técnica ao sistema de bicicletas de Vilamoura.
Está prevista a realização de outros workshops noutros pontos do país, no âmbito do Endurance.
As apresentações do workshop podem ser consultadas nos seguintes links:
Política de Mobilidade: Panorâmica Europeia e Nacional / Isabel Seabra, GPIA/ IMT
PMT e SUMP: diferenças e semelhanças / Faustino Gomes, Tis.pt
Projeto Endurance, Catarina Marcelino, GPIA/ IMT
Retrato dos municípios, Sofia Bento, GPIA/ IMT
Boas práticas de aplicação regional / Suzana Gomes, CM Albufeira
Boas práticas de aplicação regional / Raquel Pina, CM Portimão
Boas práticas de aplicação nacional, GPIA/ IMT
Experiência Viva, visita técnica ao sistema de bikesharing de Vilamoura / Paulo Reis, Inframoura
Está também disponível para consulta um video do evento, bem como algumas fotografias.