IMT, I.P. Desenvolve Instrumento de Gestão de Informação

IMT, I.P. Desenvolve Instrumento de Gestão de Informação  

Título
24 de Outubro de 2019
 

O regulamento para a classificação e avaliação da informação arquivística do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P., aprovado em junho e publicado a 23 de outubro, produzirá efeitos a partir do dia 1 de novembro.

O IMT, I.P. resulta da fusão de diversas entidades do setor dos transportes, infraestruturas e mobilidade, sendo depositário dos respetivos patrimónios arquivísticos.

Ao herdar os arquivos da Direção-Geral dos Transportes Terrestres (DGTT), da Direção-Geral de Viação (DGV), do Instituto Nacional do Transporte Ferroviário (INTF), do Instituto Nacional das Infraestruturas Rodoviárias, I. P. (INIR), entre outros, o IMT, I. P., concentra uma parcela substancial da documentação relevante para a escrita da história dos transportes e da mobilidade, desde a segunda metade do séc. XX até à atualidade.

Assim, o Instituto tem vindo a concentrar um importante e significativo acervo documental administrativo, técnico e informativo, para o qual importava definir regras de gestão e organização, transversais aos seus serviços centrais e desconcentrados.

Nesse sentido, o regulamento estabelece regras e critérios para a classificação, avaliação, seleção, eliminação e conservação da informação arquivística produzida e recebida no âmbito das suas funções, independentemente do suporte ou formato.

Importa ainda referir que o regulamento arquivístico do IMT, I.P., é um dos primeiros instrumentos de gestão documental produzido de acordo com as atuais diretrizes da interoperabilidade semântica da Administração Pública, colocando assim o Instituto na vanguarda da modernização administrativa, que será exponenciada, a curto prazo, com a entrada em produção do sistema eletrónico de gestão documental.

 

Partilhar este artigo:

  Facebook      

 

 

 

 
Termos de Utilização - Copyright © 2008 - 2019 www.imtt.pt - Todos os direitos reservados | Site optimizado para 1024x768, IE7+, FF2+ | Desenvolvido por CPCis
Os conteúdos deste site, publicados a partir de 1 de Janeiro de 2012, cumprem as regras do Acordo Ortográfico.
Símbolo de Acessibilidade à Web [D] Level Double-A conformance icon,W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0