Data: 05 de Agosto de 2025
O Governo quer colocar os portos no centro da política de infraestruturas. A nova Estratégia “Portos 5+” (2025–2035) pretende transformar o setor e posicioná-lo para competir ao mais alto nível.
Assente em cinco eixos – mais investimento e crescimento; mais descarbonização e sustentabilidade; mais intermodalidade e conetividade; mais digitalização e automação; mais integração e segurança – , a estratégia prevê 3 mil milhões de euros de investimento privado, 15 novas concessões e metas ambiciosas: aumentar em 50% a carga movimentada face a 2023, reduzir em 80% as emissões de CO₂ e alcançar a digitalização total até 2035.
Entre as medidas destacam-se novos terminais, melhoria dos acessos ferroviários e rodoviários, fornecimento de energia elétrica a navios, combustíveis verdes, maior automação e maior simbiose porto-cidade-natureza.
O Instituto da Mobilidade e dos Transportes acompanhará, no quadro das suas competências, a evolução da estratégia, contribuindo para a sua implementação através da promoção da intermodalidade, da regulação técnica e da articulação entre os diferentes modos de transporte.
“Esta era uma área sempre subalternizada nas infraestruturas. E tem de voltar ao topo da agenda”, sublinha o Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz.