FIT – Secretário-Geral apela a reforço da cooperação internacional

Data: 02 de Abril de 2009

O Secretário-Geral do Fórum Internacional de Transportes (FIT), Jack Short, apelou a uma maior cooperação internacional como contributo para a recuperação económica global.

“No actual contexto de desaceleração económica, é preciso evitar medidas proteccionistas e reforçar a cooperação internacional”, disse o responsável, durante a reunião da Direcção de Gestão de Transportes do FIT, que se realizou nos dias 1 e 2 de Abril, em Istambul.

Para Jack Short, o sector dos Transportes deve desempenhar “um papel chave”, com investimentos que “facilitem o processo de recuperação e apontem para o futuro, de uma forma sustentada”.

O responsável do FIT considerou que “o proteccionismo e respostas apenas a nível nacional acentuam o risco de, a médio-prazo, aumentarem as dificuldades económicas e o desemprego”.

Jack Short apontou a passagem nas fronteiras como exemplo de áreas onde a cooperação internacional pode ser reforçada: “A falta de coordenação e a burocracia aumentam em muito os custos do sector dos Transportes. Reduzindo os custos apenas em 1 por cento traria ganhos anuais globais de 40 biliões de dólares”, concluiu o Secretário-Geral do FIT.

Na reunião de dois dias na Turquia, os representantes dos ministros dos Transportes dos 52 países membros do FIT traçaram ainda as linhas gerais da Cimeira de 2009, que decorrerá de 26 a 29 de Maio, no Centro de Congresso de Leipzig, na Alemanha.