Livro Verde sobre Transportes Urbanos – IMTT Promove Debate Nacional

Data: 08 de Maio de 2008

Sob o lema “Por uma Nova Cultura de Mobilidade Urbana”, a Comissão Europeia lançou uma consulta junto dos Países da UE, que tem por base o “Livro Verde sobre Transportes Urbanos”.

Para a preparação da resposta nacional, o IMTT promove um conjunto de acções que visam a realização de um debate alargado em torno dos temas e questões que o documento coloca.

O Livro Verde, que resulta de uma primeira ronda de consultas conduzidas pela Comissão, introduz 7 temas relacionados com os desafios que têm como objectivo último elevar a qualidade de vida nas principais zonas urbanas.

Temas do Livro Verde

  • Vilas e Cidades Descongestionadas
  • Vilas e Cidades mais Verdes
  • Transportes Urbanos mais Inteligentes
  • Transportes Urbanos mais Acessíveis
  • Transportes Urbanos Seguros
  • Uma nova Cultura de Mobilidade Urbana
  • Recursos Financeiros

 A reflexão que o IMTT pretende lançar sobre as 25 perguntas associadas a cada um destes temas, assenta em três pilares principais:

  1. Audição pública via internet para recolha de comentários e contributos (Janeiro a Março);
  2. Realização de dois Workshops nacionais, em Lisboa (13 de Fevereiro) e no Porto (18 de Fevereiro);
  3. Envio de e-mails informativos, dando conta do desenvolvimento dos trabalhos e apelando à participação dos grupos de intervenientes e de interessados nos problemas da mobilidade e dos transportes urbanos (Janeiro a Março).

Públicos-alvo

Associações, utilizadores de transportes colectivos, operadores de transporte, universidades, investigadores, autoridades regionais e locais, grupos económicos, PME, indústria automóvel, entre outros.

Os resultados dos trabalhos desenvolvidos durante o período de audição pública servirão de base à elaboração da Resposta Nacional, que Portugal deverá enviar à Comissão Europeia, até 15 de Março de 2008.

No último trimestre de 2008, a Comissão apresentará um Plano de Acção que deverá identificar acções e iniciativas concretas, que contribuam para a formulação de políticas que conduzam a uma mobilidade urbana melhor e sustentável.