Plano de deslocações nos transportes em Coimbra

Data: 10 de Fevereiro de 2012

Foi implementado no Instituto Português de Oncologia de Coimbra (IPOC) o primeiro de três planos previstos para os hospitais da cidade, com o objetivo de reduzir o número de deslocações individuais em automóvel e aumentar o uso dos transportes públicos.

O plano do IPOC prevê a diminuição, até 2015, da taxa de condutores de automóvel particular, dos atuais 63 por cento para os 59 por cento. Para tal, foram já concretizadas ações como a celebração de uma parceria com o serviço Park & Ride (desconto de 25 por cento) e a colocação de mapas da rede de transportes públicos que servem o IPOC e painéis de informação ao público em tempo real no interior do hospital.

Até 2015, estão previstas iniciativas como a oferta de serviços de informação sobre deslocações personalizadas e o desenvolvimento de programas de car pooling para colaboradores da instituição, campanhas de promoção de transportes públicos e outros meios alternativos de mobilidade sustentável, a melhoria dos acessos pedonais ao hospital ou a introdução de novas políticas de gestão do parque de estacionamento.

O plano de deslocações do IPOC foi desenvolvido no âmbito do projeto europeu Civitas Modern, que envolve igualmente a Câmara Municipal de Coimbra e os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), e insere-se num "pacote" que engloba mais dois planos de deslocações – o do Hospital Pediátrico e o dos Hospitais da Universidade de Coimbra.

As três unidades de saúde têm em conjunto cerca de 6 mil funcionários e são polos geradores de aproximadamente 20 mil viagens diárias de automóvel.

Pode consultar aqui mais informação sobre esta matéria