Instrumentos bilaterais com Estados da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)
PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA E CIENTÍFICA ENTRE O INSTITUTO DE ESTRADAS DE ANGOLA (INEA) E O INSTITUTO DA MOBILIDADE E DOS TRANSPORTES (IMT) NO DOMÍNIO RODOVIÁRIO – assinado em 20 de março de 2019, em Angola. Estabelece as formas de cooperação entre o IMT, I.P. e o INEA, visa aproveitar as potencialidades de ambos os organismos, promovendo a colaboração e o estreitamento de relações entre entidades homólogas e o desenvolvimento da cooperação entre os dois países.
PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA BILATERAL ENTRE A AUTORIDADE NACIONAL DE COMUNICAÇÕES (ANACOM) E O INSTITUTO DAS COMUNICAÇÕES DE ANGOLA (INACOM) – assinado em 5 de junho de 2023, em Luanda. A cooperação sectorial com Angola remonta ao início da década de 1990, tendo assumido um formato mais estruturado com a celebração, em 1996, de um protocolo de cooperação que abarcava tanto as telecomunicações como o sector postal.
PROTOCOLO ENTRE O INSTITUTO DOS MERCADOS PÚBLICOS, DO IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO, I.P. (IMPIC) E O SERVIÇO NACIONAL DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA DO MINISTÉRIO DAS FINANÇAS DE ANGOLA – assinado em 25 de setembro de 2017.
PROTOCOLO ENTRE O INSTITUTO DOS MERCADOS PÚBLICOS, DO IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO, I.P. (IMPIC) E O MINISTÉRIO DA CONSTRUÇÃO DE ANGOLA – assinado em 16 de novembro de 2016. Estabelece as relações de cooperação institucional, técnica e científica, entre as partes.
MEMORANDO DE COOPERAÇÃO ENTRE O INSTITUTO DOS MERCADOS PÚBLICOS, DO IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO, I.P. (IMPIC) E CNICPOP – COMISSÃO NACIONAL DE INSCRIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE PROJETISTAS DE OBRAS PÚBLICAS, EMPREITEIROS DE OBRAS PÚBLICAS, INDÚSTRIAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL E FORNECEDORES DE OBRAS DE ANGOLA – assinado em 15 de julho de 2010. Estabelece formação técnica e profissional, cooperação internacional e empresarial, melhorias das empresas, disponibilização de RH qualificados, transferência de tecnologia, realização de seminários e outros encontros técnicos e troca de documentação.
PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE O LABORATÓRIO NACIONAL DE ENGENHARIA CIVIL (LNEC) DE PORTUGAL E O LABORATÓRIO DE ENGENHARIA DE ANGOLA – assinado em 23 de novembro 2018, no Porto, por ocasião da Visita de Estado do Presidente João Lourenço a Portugal, que o de 1977, atualizando as áreas de atuação à realidade atual.
PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA E CIENTÍFICA ENTRE O LABORATÓRIO NACIONAL DE ENGENHARIA CIVIL (LNEC) E DO LABORATÓRIO DE ENGENHARIA DE ANGOLA (LEA) – assinado 18 de abril de 1984, em Lisboa. Esta cooperação é atualmente enquadrada pelo Programa de Capacitação de Laboratórios de Engenharia da CPLP e desenvolvem-se no âmbito do projeto «Reforço da Capacidade Institucional do Laboratório de Engenharia de Angola (LEA)», co-financiado pelo LNEC e pela CPLP; as ações têm ainda a comparticipação financeira do próprio LEA.
PROTOCOLO ENTRE O MINISTÉRIO DO PLANEAMENTO E INFRAESTRUTURAS DE PORTUGAL E O MINISTÉRIO DA CONSTRUÇÃO E OBRAS PÚBLICAS DA REPÚBLICA ANGOLA NO DOMÍNIO DA CONSTRUÇÃO E DAS OBRAS PÚBLICAS – assinado em 18 de setembro de 2018. Estabelece a troca de experiências e reforço das relações bilaterais a nível institucional, em assessoria técnica, formação profissional, intercâmbio de informação.
MEMORANDO DE ENTENDIMENTO ENTRE O MINISTÉRIO DO AMBIENTE E DO ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO, DAS OBRAS PÚBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES DE PORTUGAL E O MINISTÉRIO DO URBANISMO E CONSTRUÇÃO DE ANGOLA (substituiu o Memorando que havia sido celebrado em 2006) – assinado em 15 de julho de 2010. Estabelece e aprofunda a cooperação técnica e institucional entre os signatários e promover o estabelecimento de novas parcerias sempre que possível com o setor privado, organizações internacionais e não governamentais, instituições de investigação e associações profissionais, nos seguintes domínios: ordenamento do território; urbanismo; habitação e regeneração urbana; geodesia, cartografia, cadastro e sistemas de informação geográfica; construção.
MEMORANDO DE ENTENDIMENTO ENTRE O MINISTÉRIO DE PORTOS E AEROPORTOS DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O MINISTÉRIO DAS INFRAESTRUTURAS E HABITAÇÃO DA REPÚBLICA PORTUGUESA SOBRE COOPERAÇÃO NO ÂMBITO DA INFRAESTRUTURA PORTUÁRIA – assinado em 19 de fevereiro de 2025, em Brasília.
MEMORANDO DE ENTENDIMENTO ENTRE A AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES TERRESTRES DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E A AUTORIDADE DA MOBILIDADE E DOS TRANSPORTES DA REPÚBLICA PORTUGUESA – assinado em 22 de outubro de 2018, em Lisboa. Estabelece a cooperação na área dos transportes terrestres e infraestruturas, no âmbito das respetivas competências em matéria de regulamentação técnica, licenciamento, coordenação, fiscalização, planeamento e gestão de contratos de concessão em que o Estado seja concedente.
PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE A AUTORIDADE NACIONAL DE COMUNICAÇÕES (ANACOM) E A AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES (ANATEL) – assinado em 6 de julho de 2018, em Lisboa. Dá continuidade ao estreito relacionamento entre os dois reguladores. Estabelece um mecanismo de cooperação técnica e institucional em matérias relacionadas com a atividade das duas entidades, cuja colaboração foi iniciada em 1999.
TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA ENTRE A CARRIS DE FERRO, S.A. E A COMPANHIA ESTADUAL DE ENGENHARIA DE TRANSPORTES E LOGÍSTICA (CENTRAL), NO ÂMBITO DO SISTEMA DE BONDES DE SANTA TERESA, NO RIO DE JANEIRO – assinado em 19 de dezembro de 2011. Estabelece e regula a prestação de serviços de cooperação técnica entre as duas companhias de ferro, em que a CARRIS prestará, dentro das suas competências e disponibilidades, o apoio no domínio técnico e organizacional, bem como a formação dos recursos humanos, no âmbito da revitalização do sistema de Bondes de Santa Teresa, no Rio de Janeiro.
PROTOCOLO DE IMTENÇÕES, NO ÂMBITO DA REVITALIZAÇÃO DO SISTEMA DE BONDES DE SANTA TERESA, NO RIO DE JANEIRO, ENTRE A CARRIS DE FERRO, S.A. E O ESTADO DO RIO DE JANEIRO – assinado em 2 de novembro de 2011. Regula a união de esforços do Estado do Rio de Janeiro e da CARRIS. Este Protocolo precedeu à assinatura de um Acordo de Cooperação, designado Termo de Cooperação Técnica, celebrado entre a Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística e a Companhia Carris de ferro de Lisboa, S.A.
ACORDO INTERNACIONAL DE PORTOS MARITÍMOS IRMÃOS ENTRE A APA – ADMINISTRAÇÃO DO PORTO DE AVEIRO E A AUTORIDADE PORTUÁRIA DO PORTO DE ITAQUI, EM S. LUÍS DO MARANHÃO, BRASIL – assinado em 26 de novembro de 2010, em Aveiro. Estabelece a troca de informações referentes às movimentações operacionais de navios de carga e de passageiros em cada porto, projetos de desenvolvimento de infraestruturas portuárias, investigação de marketing em geral e a constituição de grupos de trabalho para intercâmbio de conhecimentos e visitas de natureza técnica entre os dois portos.
ACORDO INTERNACIONAL DE PORTOS MARITÍMOS IRMÃOS ENTRE A APA – ADMINISTRAÇÃO DO PORTO DE AVEIRO E A AUTORIDADE PORTUÁRIA DO PORTO DO PORTO DO RIO DE JANEIRO, COMPANHIA DAS DOCAS DO RIO DE JANEIRO (CDRJ), BRASIL – assinado em 28 de outubro de 2010, em Aveiro. Estabelece a permuta de informações referentes às movimentações operacionais de navios de carga e de passageiros em cada porto, projetos de desenvolvimento de infraestruturas portuárias e pesquisas de marketing em geral integram o clausulado do acordo, que contempla também a constituição de grupos de trabalho para intercâmbio de conhecimentos e visitas de natureza técnica entre os dois portos.
PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE A APS – ADMINISTRAÇÃO DO PORTO DE SINES, S.A. E O PORTO DE ITAQUI, BRASIL – assinado em outubro de 2010, em Sines. Fomenta o intercâmbio de experiências profissionais.
PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE A APS – ADMINISTRAÇÃO DO PORTO DE SINES, S.A. E O PORTO DE SANTOS, BRASIL – assinado em setembro de 2010. Estabelece o intercâmbio de conhecimentos e experiência profissionais, e, principalmente fomentar o estabelecimento de uma conexão entre os dois portos.
PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE A APL – ADMINISTRAÇÃO DO PORTO DE LISBOA E A COMPANHIA DE DOCAS DO RIO DE JANEIRO E A PIER MAUÁ SA, ESTAÇÃO MARITÍMA DE PASSAGEIROS DO PORTO DO RIO DE JANEIRO – assinado em 17 de junho de 2010. Estabelece o desenvolvimento de parcerias para o crescimento mútuo da atividade de cruzeiros, tirando partido dos laços históricos, culturais e de amizade entre os dois países.
TERMO DE ACORDO DE COLABORAÇÃO ENTRE A ADMINISTRAÇÃO DO PORTO DE SINES E A COMPANHIA DOCAS DO ESTADO DE SÃO PAULO (CODESP) – assinado em 19 de maio de 2010, em Lisboa. Estabelece a troca de conhecimentos sobre o desenvolvimento das operações portuárias, nomeadamente as referentes às movimentações de importação e exportação.
PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE O MINISTÉRIO DAS OBRAS PÚBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES DA REPÚBLICA PORTUGUESA E O MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL SOBRE CONSULTAS NA ÁREA DOS TRANSPORTES – assinado em 1 de junho de 2009, em Lisboa. Estabelece mecanismos de consulta bilaterais no sector dos transportes, a fim de permitir a troca de informações ao nível técnico, sobre oportunidades de atuação conjunta na área dos transportes.
MEMORANDO DE ENTENDIMENTO ENTRE A ANA – AEROPORTOS DE PORTUGAL, S.A. E A INFRAERO (EMPRESA BRASILEIRA DE INFRA-ESTRUTURA AEROPORTUÁRIA) – assinado em 31 de março de 2009.
PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE A APS – ADMINISTRAÇÃO DO PORTO DE SINES, S.A. E A CEARÁ MARINE PILOTS, BRASIL – assinado 23 de abril de 2008, em Sines. Estabelece a formação e prática de pessoal técnico de pilotagem, tendo sido realizadas ações concretas com particular incidência nas manobras de navios GNL, (navios de Gás Natural Liquefeito) frequentemente designados metaneiros, por forma a preparara os pilotos do Ceará para o início de operações com este tipo de navios naquele porto, tendo o sucesso desta cooperação sido recentemente produzido em vídeo.
PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE A APS – ADMINISTRAÇÃO DO PORTO DE SINES, S.A. E O PORTO DO RIO DE JANEIRO, BRASIL – assinado em 2005. Fomenta o intercâmbio de experiências profissionais entre os dois portos.
MEMORANDO DE ENTENDIMENTO ENTRE A ANACOM – AUTORIDADE NACIONAL DE COMUNICAÇÕES E A ANATEL – AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES – assinado em abril de 1999.
PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE A APSS – ADMINISTRAÇÃO DO PORTO DE SETÚBAL E SESIMBRA E O CEARÁ PORTOS» – Estabelece o desenvolvimento de ações de cooperação e troca de informação técnica e comercial.
MEMORANDO DE ENTENDIMENTO ENTRE A AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O INSTITUTO DA MOBILIDADE E DOS TRANSPORTES, I.P. DA REPÚBLICA PORTUGUESA – Promove a colaboração das duas entidades ao nível da capacitação e partilha de informações e experiência no domínio dos transportes marítimos e fluviais, autoestradas do mar e portos (setor aquaviário) e sua integração em redes logísticas e de transportes.
PROTOCOLO ENTRE O LABORATÓRIO NACIONAL DE ENGENHARIA CIVIL (LNEC) E A AGÊNCIA REGULADORA DE ÁGUAS, ENERGIA E SANEAMENTO BÁSICO DO DISTRITO FEDERAL E LIS-WATER.
PROTOCOLO ENTRE O LABORATÓRIO NACIONAL DE ENGENHARIA CIVIL (LNEC) E A EMPRESA BAIANA DE ÁGUA E SANEAMENTO, S.A..
CONVÉNIO ENTRE O LABORATÓRIO NACIONAL DE ENGENHARIA CIVIL (LNEC) E A ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.
PROTOCOLO ENTRE O LABORATÓRIO NACIONAL DE ENGENHARIA CIVIL (LNEC) E A FACULDADE DA SERRA GAÚCHA.
PROTOCOLO ENTRE O LABORATÓRIO NACIONAL DE ENGENHARIA CIVIL (LNEC) E A FACULDADE DE ARQUITECTURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.
ACORDO DE COOPERAÇÃO ENTRE O LABORATÓRIO NACIONAL DE ENGENHARIA CIVIL (LNEC) E A FACULDADE DE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” DE ILHA SOLTEIRA.
PROTOCOLO ENTRE O LABORATÓRIO NACIONAL DE ENGENHARIA CIVIL (LNEC) E A FUNDAÇÃO CENTRO TECNOLÓGICO DE HIDRÁULICA.
MEMORANDO DE ENTENDIMENTO ENTRE O LABORATÓRIO NACIONAL DE ENGENHARIA CIVIL (LNEC) E A FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.
PROTOCOLO ENTRE O LABORATÓRIO NACIONAL DE ENGENHARIA CIVIL (LNEC) E O INSTITUTO DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE DE S. PAULO.
CONVÉNIO ENTRE O LABORATÓRIO NACIONAL DE ENGENHARIA CIVIL (LNEC) E O INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS.
PROTOCOLO ENTRE O LABORATÓRIO NACIONAL DE ENGENHARIA CIVIL (LNEC) E O INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS.
ACORDO DE COOPERAÇÃO ENTRE O LABORATÓRIO NACIONAL DE ENGENHARIA CIVIL (LNEC) E A PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL.
CONVÉNIO ENTRE O LABORATÓRIO NACIONAL DE ENGENHARIA CIVIL (LNEC) E A UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS.
ACORDO DE COOPERAÇÃO ENTRE O LABORATÓRIO NACIONAL DE ENGENHARIA CIVIL (LNEC) E A UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA.
CONVÉNIO ENTRE O LABORATÓRIO NACIONAL DE ENGENHARIA CIVIL (LNEC) E A UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHÍA.
ACORDO DE COOPERAÇÃO ENTRE O LABORATÓRIO NACIONAL DE ENGENHARIA CIVIL (LNEC) E A UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINAS.
CONVÉNIO ENTRE O LABORATÓRIO NACIONAL DE ENGENHARIA CIVIL (LNEC) E A UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA.
CONVÉNIO ENTRE O LABORATÓRIO NACIONAL DE ENGENHARIA CIVIL (LNEC) E A UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO.
PROTOCOLO ENTRE O LABORATÓRIO NACIONAL DE ENGENHARIA CIVIL (LNEC) E A UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE.
PROTOCOLO ENTRE O LABORATÓRIO NACIONAL DE ENGENHARIA CIVIL (LNEC) E A UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL.
CONVÉNIO ENTRE O LABORATÓRIO NACIONAL DE ENGENHARIA CIVIL (LNEC) E A UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE.
PROTOCOLO ENTRE O LABORATÓRIO NACIONAL DE ENGENHARIA CIVIL (LNEC) E A UNIVERSIDADE FEEVALE.
Instrumentos genéricos assinados pela República Portuguesa com o Brasil
PROTOCOLO ENTRE O IMPIC E AS INFRAESTRUTURAS DE CABO VERDE – assinado em 11 de maio de 2022. Estabelece as bases em que assentam as relações de parceria entre os outorgantes, tendo em vista o cumprimento das respetivas missões, designadamente a produção de informação estatística relativa ao sector da construção.
PROTOCOLO ENTRE O IMPIC E A ARAP – AUTORIDADE REGULADORA DAS AQUISIÇÕES PÚBLICAS DE CABO VERDE – assinado em 14 de dezembro de 2021. Estabelece as bases em que se assentam as relações de parceria entre os outorgantes, no interesse mútuo, tendo em vista o cumprimento das respetivas missões.
PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO BILATERAL ENTRE A AUTORIDADE NACIONAL DE COMUNICAÇÕES (ANACOM) E A AGÊNCIA REGULADORA MULTISSECTORIAL DA ECONOMIA DA REPÚBLICA DE CABO VERDE (ARME) – assinado em 11 de janeiro de 2019. A este protocolo foram aditadas duas adendas, em abril e em novembro de 2022.
PROTOCOLO ENTRE O IMPIC E A INSPEÇÃO GERAL DA CONSTRUÇÃO E DA IMOBILIÁRIA DO MINISTÉRIO DAS INFRAESTRUTURAS E ECONOMIA MARÍTIMA DE CABO VERDE – assinado em 24 de outubro 2013. Estabelece a cooperação e colaboração, através das seguintes ações: fiscalização, inspeção e auditorias, licenciamento e registo, intercâmbio de informação, organização conjunta de encontros técnicos, ações de formação e outras cooperações.
PROTOCOLO ENTRE O IMPIC E A IGOPP – INSPEÇÃO GERAL DE OBRAS PÚBLICAS DE CABO VERDE – assinado em 30 de novembro de 2005. Estabelece a cooperação no âmbito do setor da construção civil e imobiliário, nomeadamente organização/gestão, assessoria Técnica ao IGOPP; Formação e reciclagem.
CONVÉNIO ENTRE O LABORATÓRIO NACIONAL DE ENGENHARIA CIVIL (LNEC) E O LABORATÓRIO DE ENGENHARIA CIVIL DE CABO VERDE (ATRAVÉS DO MINISTÉRIO DA HABITAÇÃO E OBRAS PÚBLICAS DE CABO VERDE).
CONVÉNIO ENTRE O LABORATÓRIO NACIONAL DE ENGENHARIA CIVIL (LNEC) E A CÂMARA MUNICIPAL DA PRAIA.
PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE O MINISTÉRIO DAS INFRAESTRUTURAS E HABITAÇÃO DA REPÚBLICA PORTUGUESA E O MINISTÉRIO DAS INFRAESTRUTURAS, ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO E HABITAÇÃO DA REPÚBLICA DE CABO VERDE – assinado em 28 de outubro de 2022. Estabelece um quadro de cooperação a desenvolver pelos Signatários no domínio da habitação, tendo em vista assegurar o desenvolvimento de capacidades ao nível técnico e institucional com a finalidade de contribuir para a garantia do acesso de todos à habitação segura, adequada e a preço acessível, aos serviços básicos, à eliminação dos assentamentos informais, à diminuição do défice habitacional, para edificação de cidades e povoamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis, contribuindo nessa medida, para a prossecução dos Objetivos de Desenvolvimento sustentável, em particular dos Objetivos 5 e 11.
PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO BILATERAL ENTRE A AUTORIDADE NACIONAL DE COMUNICAÇÕES (ANACOM) E A AUTORIDADE NACIONAL DE REGULAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ARN-TIC) DA GUINÉ-BISSAU – assinado em 21 de maio de 2018, tendo sido aditadas adendas em agosto e em novembro de 2023.
PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO BILATERAL ENTRE A AUTORIDADE NACIONAL DE COMUNICAÇÕES (ANACOM) E O INSTITUTO NACIONAL DAS COMUNICAÇÕES DE MOÇAMBIQUE (INCM) – assinado em 10 de novembro de 2021.
PROTOCOLO ENTRE O INSTITUTO NACIONAL DOS TRANSPORTES TERRESTRES DA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE E O INSTITUTO DA MOBILIDADE E DOS TRANSPORTES, I.P DA REPÚBLICA PORTUGUESA SOBRE COOPERAÇÃO TÉCNICA – assinado em 5 de setembro de 2014, em Lisboa. Estabelece as bases da cooperação técnica entre o IMT e o INATTER, em todos os domínios incluídos no âmbito das atribuições de ambas as entidades.
CONVÉNIO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA E CIENTÍFICA ENTRE O LNEC E O LABORATÓRIO DE ENGENHARIA DE MOÇAMBIQUE (LEM) – assinado em 15 de julho de 1983, em Lisboa. Reforça a capacidade institucional do Laboratório de Engenharia de Moçambique (LEM).
CONVÉNIO ENTRE O LABORATÓRIO NACIONAL DE ENGENHARIA CIVIL (LNEC) E A DIRECÇÃO NACIONAL DE ÁGUAS DE MOÇAMBIQUE.
PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO BILATERAL ENTRE A AUTORIDADE NACIONAL DE COMUNICAÇÕES (ANACOM) E A AUTORIDADE GERAL DE REGULAÇÃO (AGER) DA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE – assinado a 24 de abril de 2019.
CONVÉNIO ENTRE O LABORATÓRIO NACIONAL DE ENGENHARIA CIVIL (LNEC) E O MINISTÉRIO DO EQUIPAMENTO SOCIAL E AMBIENTE DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE – assinado em 1988.
PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA BILATERAL ENTRE A AUTORIDADE NACIONAL DE COMUNICAÇÕES (ANACOM) E A AUTORIDADE NACIONAL DE COMUNICAÇÕES (ANC) DE TIMOR-LESTE – assinado em 21 de abril de 2022.
PROTOCOLO ENTRE O LABORATÓRIO NACIONAL DE ENGENHARIA CIVIL (LNEC) E O MINISTÉRIO DAS OBRAS PÚBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES DE TIMOR-LESTE.
PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE A AUTORIDADE NACIONAL DE COMUNICAÇÕES (ANACOM) E O, ENTÃO, COMITÉ DOS CORREIOS E TELECOMUNICAÇÕES (CPT) – assinado em 1995. Estabelece a cooperação na área dos correios e das telecomunicações.
MEMORANDO DE ENTENDIMENTO ENTRE O MINISTÉRIO DAS OBRAS PÚBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES DA REPÚBLICA PORTUGUESA E O MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES DA REPÚBLICA POPULAR DA CHINA DE COOPERAÇÃO NO DOMÍNIO DO SETOR MARÍTIMO-PORTUÁRIO, DOS TRANSPORTES TERRESTRES E DAS INFRA-ESTRUTURAS – expande e aprofunda a cooperação nos domínios dos sectores marítimo-portuários, dos transportes terrestres, e das infra-estruturas, na esfera das competências institucionais dos seus signatários.
ACORDO DE COOPERAÇÃO ENTRE O LABORATÓRIO NACIONAL DE ENGENHARIA CIVIL (LNEC) E A BEIJING CAPITAL CO.,LTD.
MEMORANDO DE ENTENDIMENTO ENTRE O LABORATÓRIO NACIONAL DE ENGENHARIA CIVIL (LNEC) E A BEIJING ENTERPRISES WATER GROUP LIMITED.
MEMORANDO DE ENTENDIMENTO ENTRE O LABORATÓRIO NACIONAL DE ENGENHARIA CIVIL (LNEC) E A FUJIAN UNIVERSITY OF TECHNOLOGY.
PROTOCOLO ENTRE O LABORATÓRIO NACIONAL DE ENGENHARIA CIVIL (LNEC) E O LABORATÓRIO DE ENGENHARIA DE MACAU.
MEMORANDO DE ENTENDIMENTO ENTRE O LABORATÓRIO NACIONAL DE ENGENHARIA CIVIL (LNEC) E O NANJING HYDRAULICS RESEARCH INSTITUTE.
MEMORANDO DE ENTENDIMENTO SOBRE TRANSPORTE AÉREO – assinado em 24 de abril de 1990, em Willemstad, pelos representantes das Autoridades Aeronáuticas portuguesas e das Antilhas Holandesas.
ACORDO PORTUGAL-ESPANHA PARA A FAIXA 470-790 MHz ATRIBUÍDA AO SERVIÇO DE RADIODIFUSÃO TELEVISIVA DIGITAL TERRESTRE – assinado em 16 de fevereiro de 2012.
ACORDO DE SERVIÇOS DE NAVEGAÇÃO AÉREA (AIR NAVIGATION SERVICES AGREEMENT) ENTRE A NAV PORTUGAL E.P.E. E A FEDERAL AVIATION ADMINISTRATION (FAA) DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA – assinado em 9 de março de 2010. Estabelece os termos e as condições em que as duas entidades poderão desenvolver programas e acordos para a prestação e desenvolvimento de serviços de navegação aérea, designadamente entre as FIR (Flight Information Region) de Santa Maria e Nova York.
MEMORANDO DE COOPERAÇÃO E TROCA DE INFORMAÇÕES NA ÁREA DAS COMUNICAÇÕES ELETRÓNICAS ENTRE A AUTORIDADE NACIONAL DE COMUNICAÇÕES (ANACOM) E THE GEORGIAN NATIONAL COMMUNICATIONS COMMISSION (COMCOM) – assinado em 16 de novembro de 2023.
MEMORANDO DE COOPERAÇÃO ENTRE A COMISSÃO NACIONAL DAS COMUNICAÇÕES DA GEÓRGIA E O ICP – AUTORIDADE NACIONAL DE COMUNICAÇÕES DA REPÚBLICA PORTUGUESA – assinado em 20 de abril de 2011, em Lisboa. Desenvolve a cooperação entre as Partes no âmbito da regulação das comunicações, mediante o apoio e implementação de medidas comuns e a troca de informações e experiências entre as Autoridades Reguladoras Nacionais da Geórgia e da República Portuguesa.
MEMORANDO DE ENTENDIMENTO SOBRE COOPERAÇÃO ENTRE A AUTORIDADE NACIONAL DE COMUNICAÇÕES DA HUNGRIA (NCAH) E A AUTORIDADE NACIONAL DE COMUNICAÇÕES (ICP-ANACOM) – assinado em 11 de janeiro de 2005, em Budapeste.
MEMORANDO DE COOPERAÇÃO BILATERAL ENTRE A AUTORIDADE NACIONAL DE COMUNICAÇÕES (ANACOM) E O MINISTÉRIO DOS ASSUNTOS INTERNOS E COMUNICAÇÕES DO JAPÃO – assinado em junho de 2023, em Tóquio.
ACORDO DE COOPERAÇÃO ENTRE O LABORATÓRIO NACIONAL DE ENGENHARIA CIVIL (LNEC) E A VILNIUS GEDIMINAS TECHNICAL UNIVERSITY (VILNIUS-TECH).
PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA BILATERAL ENTRE A DIRECÇÃO DOS SERVIÇOS DE CORREIOS DA REGIÃO ADMINISTRATIVA ESPECIAL DE MACAU DA REPÚBLICA POPULAR DA CHINA E A AUTORIDADE NACIONAL DE COMUNICAÇÕES (ANACOM) DA REPÚBLICA PORTUGUESA – assinado em 20 de agosto de 2015.
PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA BILATERAL ENTRE A AUTORIDADE NACIONAL DE COMUNICAÇÕES (ANACOM) E A DIREÇÃO DOS SERVIÇOS DE REGULAÇÃO DAS TELECOMUNICAÇÕES (DSRT) DA REGIÃO ADMINISTRATIVA ESPECIAL DE MACAU DA REPÚBLICA POPULAR DA CHINA – assinado em 28 de novembro de 2014, em Macau.
MEMORANDO DE ENTENDIMENTO ENTRE O LABORATÓRIO NACIONAL DE ENGENHARIA CIVIL (LNEC) E O INSTITUTE OF EARTHQUAKE ENGINEERING AND ENGINEERING SEISMOLOGY (UNIVERSITY “SS.CYRIL AND METHODIUS”).
MEMORANDO DE COOPERAÇÃO E TROCA DE INFORMAÇÕES NAS ÁREAS DAS COMUNICAÇÕES ELETRÓNICAS, SERVIÇOS POSTAIS E OUTROS SETORES REGULADOS, ENTRE A AUTORIDADE NACIONAL DE COMUNICAÇÕES (ANACOM) E A MALTA COMMUNICATIONS AUTHORITY (MCA) – assinado em novembro de 2023.
MEMORANDO DE ENTENDIMENTO ENTRE O MINISTÉRIO DA HABITAÇÃO DA REPÚBLICA PORTUGUESA E O MINISTÉRIO DO ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO NACIONAL, DO URBANISMO, DA HABITAÇÃO E DA POLÍTICA DA CIDADE DE MARROCOS, NO DOMÍNIO DO DESENVOLVIMENTO E DO INCENTIVO À HABITAÇÃO NO MUNDO RURAL – assinado em 12 de maio de 2023. Intensifica a cooperação entre os dois Estados com o objetivo de desenvolver parcerias no campo do desenvolvimento e promoção da habitação no mundo rural.
MEMORANDO DE ENTENDIMENTO ENTRE A AGÊNCIA NACIONAL DE REGULAMENTAÇÃO DAS TELECOMUNICAÇÕES (ANRT) E O ICP-AUTORIDADE NACIONAL DE COMUNICAÇÕES (ICP-ANACOM) – assinado em 22 de novembro de 2010, em Rabat. Intensifica a cooperação entre as partes na área da regulação das telecomunicações.
PROTOCOLO ENTRE O IPTM – INSTITUTO PORTUÁRIO E DOS TRANSPORTES MARITÍMOS, I.P. E A AUTORIDADE MARITÍMA MEXICANA – celebrado ao abrigo da Regra I/10 da Convenção STCW (Convenção Internacional sobre Normas de Formação, de Certificação e de Serviços de Quartos para Marítimos) e Emendas, relativa ao Processo de Reconhecimento de Certificados de Competência dos Marítimos.
MEMORANDO DE COOPERAÇÃO ENTRE A AUTORIDADE NACIONAL DE COMUNICAÇÕES (ANACOM) E A NATIONAL REGULATORY AGENCY FOR ELECTRONIC COMMUNICATIONS AND INFORMATION TECHNOLOGY OF THE REPUBLIC OF MOLDAVA (ANRCETI) – assinado em 17 de novembro de 2023.
PROTOCOLO ENTRE O IPTM – INSTITUTO PORTUÁRIO E DOS TRANSPORTES MARITÍMOS, I.P. E A AUTORIDADE MARITÍMA PERUANA – celebrado ao abrigo da Regra I/10 da Convenção STCW (Convenção Internacional sobre Normas de Formação, de Certificação e de Serviços de Quartos para Marítimos) e Emendas, relativa ao Processo de Reconhecimento de Certificados de Competência dos Marítimos.
PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO EM MATÉRIA DE GESTÃO DE TRANSPORTES E DESENVOLVIMENTO DE INFRAESTRUTURAS ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA PORTUGUESA E O GOVERNO DA REPÚBLICA DO SENEGAL –Promove a cooperação em matéria de elaboração de políticas, de implementação, de manutenção e de financiamento de projetos de infraestruturas no setor dos transportes.
MEMORANDO DE COOPERAÇÃO ENTRE A COMISSÃO NACIONAL DE REGULAÇÃO DAS COMUNICAÇÕES DA UCRÂNIA E O ICP-AUTORIDADE NACIONAL DE COMUNICAÇÕES DA REPÚBLICA PORTUGUESA – assinado em 13 de dezembro de 2010. Desenvolve a cooperação no âmbito da regulação das comunicações, mediante o apoio e implementação de medidas comuns e a troca de informações e experiências entre as Autoridades Reguladoras Nacionais da Ucrânia e da República Portuguesa.