Data: 22 de Julho de 2013
A Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou, no final de abril, um manual que visa contribuir para a implementação de medidas de segurança para peões em todo o mundo.
O documento da OMS serviu de apoio às iniciativas da Segunda Semana Mundial da Segurança Rodoviária das Nações Unidas, que decorreu de 6 a 12 de maio último.
O manual começa por apresentar um enquadramento da situação: "Em cada ano, mais de 270 mil peões perdem a vida, nas estradas de todo o Mundo, na ida para a escola, para o trabalho, para atividades de lazer e nunca mais voltam. Globalmente, os peões constituem 22 por cento das mortes na estrada, e, em alguns países, esta proporção é tão elevada que atinge os dois terços".
Além de descrever o problema da segurança dos peões, o manual da OMS aponta igualmente "os principais fatores de risco, formas de avaliar a situação de segurança dos peões num determinado ambiente, mas também como preparar um plano de ação, selecionar, projetar, implementar e avaliar intervenções eficazes", pode ler-se no site oficial da Direção-Geral da Saúde (DGS).
São ainda identificados os benefícios de andar a pé, uma prática com enorme potencial, quer para a melhoria da saúde, quer para a preservação do meio ambiente.
De acordo com a DGS, o Manual de Boas Práticas foi lançado "para dar respostas a um público multidisciplinar incluindo engenheiros, arquitetos, forças de segurança, profissionais de saúde pública e de educação, contribuindo assim para o fortalecimento da capacidade nacional e local de implementar medidas de segurança para peões em todo o mundo".
Pode consultar aqui o Manual de Boas Práticas sobre Segurança dos Peões.