Data: 20 de Outubro de 2010
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-Norte) promoveu a elaboração de um documento que engloba um conjunto de linhas de orientação e recomendações nas áreas do Planeamento de Acessibilidades e da Gestão Viária.
Tendo em vista facilitar o diálogo entre responsáveis políticos, técnicos e comunidades locais, a CCDR-Norte promoveu a elaboração do “Manual de Planeamento de Acessibilidades e da Gestão Viária”, que integra, neste domínio, um conjunto de linhas de orientação e recomendações das melhores práticas nacionais e estrangeiras.
Com a coordenação técnica dos Professores Américo Pires da Costa (FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto) e Álvaro Maia Seco (FCTUC – Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra), o documento conta ainda com a participação de diversos especialistas nacionais.
Trata-se de uma colecção editorial de 13 volumes, de carácter eminentemente técnico que, não pretendendo assumir-se como um documento de natureza normativa, poderá constituir-se como um referencial de Boas Práticas na adopção das melhores soluções.
A CCDR-Norte recorda também o importante papel desempenhado pela Comissão de Acompanhamento, que integrou diferentes actores regionais e que, para além da emissão de diversas orientações ao longo dos trabalhos, sublinhou, na sua apreciação final, que este Manual representa «um contributo importante para colmatar uma das principais fragilidades da intervenção nas redes de transporte, nomeadamente, ao nível municipal e na sua articulação com as redes nacionais».
O processo de divulgação pública do Manual teve início no passado dia 22 de Setembro, através de uma sessão de informação e debate técnico, promovida pela CCDR-Norte em conjunto com o INIR – Instituto das Infra-estruturas Rodoviárias, e contou com a participação de diferentes actores regionais, nomeadamente municípios e suas associações, universidades e institutos politécnicos, entidades públicas ligadas à regulação da mobilidade e transportes, operadores de transporte, projectistas e editores de publicações técnicas do sector.
A versão integral desta colecção editorial está disponível para download no site da CCDR-Norte, em www.ccdr-n.pt/acessibilidadesegestaoviaria