Curso “Planos de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS)” – Aliança para a Transição Energética

Data: 13 de Fevereiro de 2025

Curso “Planos de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS)” – Aliança par a Transição Energética (ATE)

A Aliança para a Transição Energética vai promover a realização de um Curso sobre “Planos de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS)”, com a duração de 48 horas em regime híbrido: O curso, a iniciar dia 11 de março, tem o objetivo de dotar os formandos com as competências necessárias para apoiar o desenvolvimento de Planos de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS).

O curso terá os seguintes objetivos:

  • Compreender os conceitos de base da Mobilidade Sustentável, Sustentabilidade, ODS, consumo de recursos, resíduos, emissões e impacto social e humano.
  • Reconhecer as necessidades humanas que os diferentes meios e redes de transporte procuram satisfazer, o funcionamento, níveis de serviço e impactos de cada uma das formas de mobilidade pessoal e a forma como os diferentes modos e redes de transporte operam e interagem numa área geográfica.
  • Apoiar a recolha e análise de informação necessária ao desenvolvimento dos PMUS -Planos de Mobilidade Urbana Sustentável, contribuindo para a identificação e implementação de ações que promovam a melhoria das redes de transporte existentes numa perspetiva de sustentabilidade, de níveis de serviço e custos, e para o acompanhamento e reporte da implementação das ações.
  • Conhecer e aplicar as linhas orientadoras da União Europeia, do IMT e demais entidades intervenientes na matéria, no desenvolvimento da documentação necessária a suportar a implementação e formalização dos PMUS.

A ação, financiada pelo PRR no âmbito das formações de reskilling, pretende promover a aquisição de novas competências a pessoas que necessitem de se adaptarem às mudanças e exigências do mercado de trabalho. Os principais destinatários são:

  • Trabalhadores em risco de substituição ou profissionais que desejam mudar de área para ingressar em setores emergentes, de apoio à transição energética e sustentabilidade;
  • Desempregados, com mais de 18 anos e com habilitações mínimas ao nível do 9ºano;
  • Jovens que tenham completado o ensino secundário ou recém-formados;
  • Indivíduos que pretendem criar negócios ou projetos em áreas com alto potencial de crescimento relacionados com transição energética.

Mais informações aqui