Data: 18 de Dezembro de 2012
Decorrem durante o mês de janeiro, em Lisboa, dois cursos integrados no projeto europeu de mobilidade sustentável Transport Learning.
O curso "Concertação e mediação de agentes" (21 e 22 de janeiro) pretende proporcionar as ferramentas comunicacionais essenciais em áreas em que surgem problemas de grande complexidade, como por exemplo o ambiente, o planeamento e a gestão.
Através de debates e exercícios interativos, são fornecidas aos participantes diferentes formas de atuação passíveis de serem posteriormente transferidas para a prática.
Os formandos deste curso vão:
- Aprender e executar competências de comunicação para a prossecução de trabalho em equipas multidisciplinares e intra/inter institucionais;
- Adquirir ferramentas de negociação para a resolução de problemas e gestão de conflitos;
- Aplicar estas competências e ferramentas em processos de participação pública, na concertação de estratégias de acção e na dinamização de redes visando soluções colaborativas.
No curso "Modos suaves" (24 e 25 de janeiro) serão abordados modos de transporte não motorizados, nomeadamente os modos pedonal e ciclável, com o potencial de solucionar alguns dos problemas que resultam de um transporte urbano orientado para o automóvel: poluição atmosférica, ruído e diminuição da qualidade de vida.
A formação fornecerá alguns conteúdos teóricos no que respeita à abordagem metodológica a ser adotada pelas cidades, mas vai centrar-se principalmente em medidas específicas de incentivo aos modos suaves. Estas podem ocorrer ao nível de diferentes áreas de intervenção:
- Infra-estrura: medidas hard e soft;
- Políticas;
- Marketing e campanhas.
Cada uma delas será ilustrada utilizando exemplos e estudos de caso, como o sistema ciclável da cidade de Bolzano. Ao longo de todo o módulo, será dada especial atenção ao trabalho de grupo interativo e debates entre os participantes e o formador.
A participação nos dois cursos é gratuita mas sujeita a confirmação. Para mais informações e inscrições visite o site oficial do projeto, em www.transportlearning.net
O projeto Transport Learning tem como principal objetivo proporcionar formação de elevada qualidade nas áreas dos transportes e da mobilidade sustentável, de modo a capacitar técnicos da administração pública e agentes privados com o know-how que lhes permita contribuir para a criação de soluções de mobilidade e circulação e sistemas de transportes urbanos modernos, sustentáveis e eficientes do ponto de vista energético.
A OCCAM, a empresa portuguesa parceira neste projeto co-financiado pelo programa "Energia Inteligente – Europa" (Intelligent Energy – Europe), celebrou com o IMTT um protocolo de parceria técnica que constituiu o Instituto como Parceiro Local do projeto.