Exposição “A Rua é nossa… de todos nós” inaugura hoje em Lisboa

Data: 26 de Novembro de 2010

Decorre até 20 de Fevereiro de 2011, no MUDE – Museu do Design e da Moda, em Lisboa, a Exposição “A Rua é nossa… de todos nós”, que pretende mostrar as várias dimensões da habitabilidade e mobilidade presentes na rua da cidade contemporânea.

A Exposição trata da ideia de diversidade e partilha com que a rua está implicada, apresentando uma ampla cobertura temática, que inclui as novas formas de mobilidade urbana: infra-estruturas e espaços públicos que as viabilizam, modos de vida e deslocações em vários modos, a intermodalidade e a estrutura urbana.
 
Este evento internacional, que tem entrada gratuita, resulta de uma parceria entre o Institut pour la Ville en Mouvement e a Associação Europan Portugal, com o apoio, entre outras entidades, do IMTT e da Autoridade Metropolitana de Transportes de Lisboa.

Concebida como exposição itinerante, já passou por 11 cidades na Europa, América do Sul e China. Agora, em Lisboa, tentará acentuar “como as formas de partilha do espaço público estão ou podem estar em transformação, respondendo a novos desafios da urbanidade”, colocando em destaque as preocupações com a mobilidade e os transportes a várias escalas e salientando os planos da gestão municipal quanto à mobilidade de vizinhança e à escala metropolitana.

No âmbito da Exposição irá ter lugar um Simpósio, aberto à apresentação de trabalhos para comunicação, com 4 temas de discussão: O transporte público / Mobilidade e intermodalidade (15 de Fevereiro); Proximidade e acessibilidade / A vida de bairro / Os modos suaves (16 de Fevereiro); O carácter simbólico da rua / Identidade e apropriação (17 de Fevereiro); A rua metropolitana (18 de Fevereiro).

A cerimónia de inauguração de “A Rua é nossa… de todos nós!” tem início hoje, pelas 17:30, e conta com um debate moderado por Pedro Brandão, com a participação de Nuno Portas, Robert Stussi, Carlos Llop, Graça Cordeiro e Frederic Vidal, antecedido pelo filme-montagem “A Rua vista no Cinema”, de Pedro Duarte.

Para acesso ao Programa e horários da Exposição e informação sobre o Simpósio, actividades para escolas e universidades e marcações de visitas guiadas, consulte o site oficial do evento, em http://www.aruaenossa.com