Data: 27 de Maio de 2009
As consequências da crise económica mundial nos Transportes e os desafios do sector para a ultrapassar são os temas principais da Cimeira do Fórum Internacional dos Transportes (FIT), que decorre em Leipzig, Alemanha.
“O sector dos Transportes e da Logística enfrenta enormes desafios e estes tempos difíceis exigem uma nova forma de pensamento por parte do sector”, disse o Secretário-Geral do FIT, Jack Short, na abertura da Cimeira, que decorreu dia 26 de Maio.
De acordo com o Programa, até ao próximo dia 29 de Maio, mais de 700 participantes, das áreas da política, indústria, ciência e sociedade civil vão delinear e sugerir estratégias, quer para o sector privado, quer para entidades públicas, que possam contribuir para acções a tomar tanto a nível nacional como internacional.
A Cimeira conta ainda com a presença dos representantes dos Ministros dos Transportes dos 52 países-membros do FIT e tem como oradores principais o economista e escritor Jacques Attali, o Secretário dos Transportes dos Estados Unidos, Ray LaHood (na sua primeira visita à Europa) e o Vice-Presidente da Comissão Europeia, com o pelouro dos Transportes, António Tajani.
“Esperamos que o FIT 2009 encontre respostas para alguns dos mais difíceis problemas que o nosso sector jamais enfrentou”, referiu Jack Short, acrescentando que, mesmo em tempo de crise, “existem igualmente oportunidades para uma mudança sustentável no papel desempenhado pelos Transportes”.
O Secretário-Geral do FIT inaugurou ainda a exposição paralela no Centro de Congressos de Leipzig, onde 25 expositores mostram os respectivos stands, relacionados com o tema da Cimeira – “Transportes para uma Economia Global: Desafios e Oportunidades na Crise Económica”.