Data: 09 de Dezembro de 2008
O impacto da crise económica mundial na procura dos serviços de transporte será um dos temas em debate no Fórum Internacional de Transportes (FIT), a realizar em Maio de 2009.
As possíveis respostas a adoptar perante a crise económica estiveram em análise numa reunião em Londres, que juntou responsáveis e especialistas do sector.
Os participantes no encontro, que decorreu no dia 2 de Dezembro, concluíram que, apesar da perspectiva de uma recessão económica global, não se devem perder de vista os objectivos de sustentabilidade apontados para o sector.
Pelo contrário, a crise económica pode mesmo criar oportunidades para uma maior utilização de tecnologias ecológicas nos transportes, estimulada por uma combinação de nova legislação, incentivos e investimentos.
Na reunião participaram o Secretário de Estado dos Transportes do Reino Unido, Geoff Hoon, o Secretário-Geral do Fórum Internacional de Transportes (FIT), Jack Short, e executivos e especialistas da indústria europeia de transportes.
O segundo encontro de Ministros dos Transportes, promovido pelo Fórum Internacional de Transportes (FIT), decorrerá de 26 a 29 de Maio de 2009, em Leipzig, na Alemanha, subordinado ao tema “Transportes para uma Economia Global: Novos Desafios e Oportunidades”.
O FIT disponibilizou já uma publicação com os principais contributos dos responsáveis políticos, investigadores e outros responsáveis do sector, durante o encontro realizado entre 28 e 30 de Maio deste ano, com o tema “Transportes e Energia: O Desafio das Alterações Climáticas”.
Mais informações sobre o FIT 2009.