FIT 2009 – Transportes terão papel central na revitalização da economia mundial

Data: 29 de Maio de 2009

Os transportes terão um papel chave na criação de uma nova confiança no futuro da economia mundial, concluíram os participantes na Cimeira de 2009 do Fórum Internacional dos Transportes (FIT), que terminou hoje em Leipzig, Alemanha.

“Acredito que o Fórum de 2009 permitiu estabelecer alicerces decisivos para moldar os Transportes mundiais e o seu apoio a um novo impulso para a economia global nos anos vindouros”, disse o Secretário-Geral do FIT, Jack Short, no decorrer da apresentação das conclusões da Cimeira.

Durante quatro dias, cerca de 800 participantes vindos de todo o mundo, incluindo representantes dos Ministros dos Transportes dos 52 países-membros do FIT e líderes de algumas das maiores empresas do sector, debateram temas como os pacotes de incentivos para superar a crise, os riscos do proteccionismo, os desafios da sustentabilidade e a segurança e confiança nas redes de transporte.

“Os debates intensos e frutíferos do Fórum superaram as nossas expectativas”, referiu Jack Short, acrescentando que, “apesar da severa crise económica e financeira, a comunidade dos transportes, a nível global, está confiante de que, através da cooperação, irá trazer uma mudança para o futuro do sector”.

Embora reconhecendo que os sistemas de transporte, em geral, nunca foram tão eficientes, limpos, seguros e económicos como actualmente, nas conclusões do FIT 2009 foi igualmente salientado o facto de em todas estas frentes haver ainda enormes desafios a superar, de modo a que os Transportes estejam à altura das exigências do Século XXI.