Data: 26 de Agosto de 2024
No ano letivo 2024/2025 a Pós-Graduação em Mobilidade do Futuro é alvo de financiamento do Programa "Impulso Adulto", ao abrigo do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), de aplicação nacional.
No ano letivo 2024/2025 a propina do curso é gratuita; é necessário o pagamento de uma taxa de candidatura de 70€ e taxa de inscrição de 30€.
A gratuitidade das propinas abrange exclusivamente residentes em território português no momento da formalização da candidatura.
O Plano de Recuperação e Resiliência é um programa de âmbito nacional, com um período de execução até 2026, que vai implementar um conjunto de reformas e de investimentos destinados a impulsionar o país no caminho da retoma, do crescimento económico sustentado e da convergência com a Europa ao longo da próxima década, tendo como orientação um conceito de sustentabilidade inspirado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
As atuais condições de mobilidade e a evolução das necessidades dos cidadãos exigem uma reformulação da oferta, convocando os stakeholders a fornecer soluções de mobilidade inovadoras e sustentáveis. A integração de novos serviços e tecnologias facilitadoras nos sistemas mobilidade vem dar resposta a objetivos de sustentabilidade, de aumento da qualidade de vida dos cidadãos e de reforço da equidade na mobilidade.
A Pós-Graduação em Mobilidade do Futuro estrutura-se em torno dos temas da digitalização dos transportes e do conjunto alargado das entidades envolvidas, da descarbonização dos sistemas de mobilidade, da multimodalidade e equidade na mobilidade, através de uma abordagem que integra as dimensões social e técnica.
O Curso irá decorrer com aulas síncronas online.
As sessões de abertura e encerramento do Curso irão decorrer de modo presencial, no Iscte, com jantar incluído.
Objetivos
- Ter uma visão holística da mobilidade do futuro, mobilizando, de forma integrada, as componentes de planeamento, operacionais, organizacionais e financeiras;
- Dominar os conceitos e as ferramentas para impulsionar a transição para uma mobilidade sustentável, inteligente e inclusiva;
- Planear, gerir e monitorizar planos de mobilidade, de forma eficiente e autónoma;
- Compreender e explorar os princípios, estratégias e soluções de descarbonização e digitalização da mobilidade;
- Sentir-se capacitados para lidar com os desafios inerentes aos sistemas de mobilidade emergentes.
ECTS
30
Destinatários
- Profissionais do setor público (central, regional e local) que exercem funções no âmbito do planeamento e gestão da mobilidade e que pretendam melhorar as suas competências e acompanhar as transições da mobilidade, incluindo os planos de mobilidade sustentável.
- Profissionais do setor privado, incluindo operadores de transportes e consultores que pretendam assumir um papel pioneiro na mobilidade sustentável e conduzir o caminho para transições da mobilidade.
- Profissionais de organizações que dispõem ou são utentes de sistemas de mobilidade (p. ex., empresas, hospitais, escolas ou atracções turísticas) e pretendam adquirir uma visão holística nos planos de gestão da mobilidade.
- Outros profissionais que pretendem adquirir ou atualizar conhecimentos do domínio da mobilidade.
Vagas
35
Em colaboração com
|
|
![]() |
Apoio

