Data: 30 de Setembro de 2016

Foi com muito gosto que o IMT, I.P. recebeu, no passado dia 28 de setembro, uma Comissão da República de Montenegro, integrada, entre outros, por representantes das entidades que compõem a Estrutura Operacional para o IPA III de Montenegro, nomeadamente, o ministério do desenvolvimento sustentável e turismo, o ministério dos transportes e assuntos marítimos e a direção de obras públicas.
Com efeito, esta estrutura, encontra-se, desde 2015, a desenvolver o projeto “Assistência Técnica à Estrutura Operacional do IPA III”, o qual tem como objetivos a criação de pré-requisitos com vista à otimização da aplicação/gestão dos Fundos Europeus e a melhoria das infraestruturas, em linha com os padrões europeus, com vista à melhoria da qualidade de vida daquele país, e considerou Portugal como um dos melhores exemplos a seguir nestas áreas e, consequentemente, como um país a visitar.
Assim, no âmbito das visitas de estudo previstas no referido projeto e considerando que, do mesmo, fará parte a capacitação dos organismos dos vários nível da Administração, considerada como crucial ao garante dos resultados pretendidos, foi solicitada, pelo representante máximo daquela estrutura, o senhor diretor geral da Direção para a Integração Europeia e Cooperação Internacional, a possibilidade de receção, desta Comissão, por parte do IMT, I.P..
Esta Comissão foi recebida, com um discurso de boas vindas, pelo Dr. Luís Pimenta, membro do Conselho Diretivo do IMT, I.P., no auditório deste Instituto, numa sessão, apresentada e moderada pela Eng.ª Isabel da Silveira Botelho, Diretora de Serviços de Estudos, Avaliação e Prospetiva, e contou, como oradores, com a presença da Dr.ª Regina Ferreira, Presidente do Conselho de Administração da OTLIS-Operadores De Transportes Da Região De Lisboa, A.c.e., com o tema “ Sistemas de Transportes Inteligentes” e do Eng. Germano Martins, com o tema “Investimentos em Acessibilidades e Transportes em Portugal nos últimos 20 anos”.