Ligação de alta velocidade Lisboa–Madrid avança com decisão europeia

Data: 30 de Outubro de 2025

Resultante de um trabalho conjunto iniciado em 2022 entre Portugal, Espanha e a Comissão Europeia, foi hoje, 30 de outubro de 2025, adotada a Decisão de Execução da Comissão relativa à implementação da ligação ferroviária de alta velocidade Lisboa-Madrid, no corredor europeu de transporte «Atlântico», ao abrigo do Regulamento (UE) 2024/1679 do Parlamento Europeu e do Conselho.

Este é um marco importante para a concretização do objetivo comum de aproximar as duas capitais ibéricas, permitindo uma ligação de cerca de três horas entre os centros de Lisboa e Madrid, até 2034, competitiva com o transporte aéreo.

A decisão estabelece ainda um conjunto de etapas intermédias que, até 2030, possibilitarão tempos de viagem competitivos com o transporte rodoviário.

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes participou desde o início neste processo, em estreita articulação com a tutela, fruto das funções desempenhadas pelo Técnico Superior do Instituto, Osvaldo Manso, representante do Estado Português no Fórum do Corredor Atlântico e no Comité da Rede Transeuropeia de Transportes.

Conheça na íntegra a Decisão de Execução da Comissão

(Fotografia gentilmente cedida pela IP – Infraestruturas de Portugal)