Data: 18 de Fevereiro de 2025
A ANSF organizou 5 workshops que decorreram nos passados dias 7, 20 e 26 de novembro, 3 de dezembro de 2024 e 18 fevereiro de 2025, para identificação de medidas de âmbito geral na Refe Ferroviária Nacional e medidas específicas a 7 projetos-piloto:
Estação de Braço de Prata, Apeadeiros da Baixa da Banheira e de Vila Nova da Rainha, Passagens de nível pedonais passiva e automatizada de Faro, Passagem de nível rodoviária e pedonal de S. João do Estoril e zonas em Plena Via de Alhos Vedros e Olhão).
Estes workshops contaram com 56 participantes de 13 entidades que identificaram 163 potenciais medidas e 11 entidades implementadoras. Estiveram representadas as áreas da segurança, operação, manutenção, investigação e proteção civil, o que demonstra a multidisciplinaridade da problemática e a necessidade de cooperação, não só entre as diferentes entidades, mas também entre as várias áreas de negócio.
Adicionalmente, a ANSF tem vindo ainda a organizar sessões de trabalho para definição e implementação de medidas que necessitem de implementação coordenada entre as várias entidades envolvidas.
Atualmente decorre o prazo de implementação das medidas já identificadas e que serão monitorizadas quanto à sua eficácia e posterior implementação noutros locais.
Além dos projetos-piloto identificados, a ANSF realizou ainda 25 ações supervisão com foco nesta temática tendo resultado em 113 medidas corretivas.