Data: 09 de Fevereiro de 2012
Tem por objetivo o desenvolvimento de um sistema de partilha social de bicicletas públicas e/ou privadas, centrado num dispositivo de localização das bicicletas e num conjunto de serviços à disposição dos utilizadores.
As características tecnológicas inovadoras deste projeto vão permitir oferecer mais liberdade aos utilizadores e simultaneamente possibilitar a implementação de sistemas de uso partilhado de bicicletas de uma forma mais económica e sustentável.
A tecnologia de localização permitirá que os utilizadores encontrem as bicicletas através dos seus telemóveis. Por sua vez, o sistema de bloqueio/desbloqueio remoto tornará possível o estacionamento livre das mesmas, ultrapassando as restrições das estações de parqueamento.
Foi já desenvolvido um protótipo deste projeto, tendo sido apresentado na 2.ª Conferência de Mobilidade Urbana (em Lisboa) e na Sessão Anual do Compete – Competitividade e Internacionalização (no Porto).
O Bikeemotion conta com a participação das seguintes entidades:
- Ubiwhere: promotora do projeto e encarregue pelo desenvolvimento da aplicação móvel;
- Ponto.C: responsável pelo desenvolvimento dos portais Web e integração de sistemas;
- Micro I/O: responsável pelo desenvolvimento do dispositivo de localização e bloqueio/desbloqueio remoto;
- Universidade de Aveiro: responsável pelo desenvolvimento do conceito e dos modelos de gestão e implementação territorial.
Para mais informações, consulte: www.bikeemotion.com