Projeto U-Bike Portugal: Regulamento Geral do Projeto

Data: 30 de Novembro de 2015

Promoção da mobilidade suave nas instituições de ensino superior.

O Projeto U-Bike Portugal visa promover a mobilidade suave, em particular a bicicleta, incidindo numa primeira fase nas camadas mais jovens da população, os universitários.

Com enquadramento nos apoios do Portugal 2020, o POSEUR  – Programa Operacional  Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos – apoiará a aquisição de bicicletas para o meio universitário, no âmbito de projetos integrados de âmbito nacional envolvendo consórcios de instituições públicas do ensino superior com o IMT.

O IMT – que elaborou o Regulamento Geral –  é a entidade da administração pública a coordenar o Projeto, assegurando a existência de regras comuns e de uma monitorização por forma a salvaguardar a sua aplicação e impacto a nível nacional.

As bicicletas serão atribuídas à comunidade académica, com base em normas definidas por cada universidade e em cumprimento do Regulamento Geral do Projeto U-Bike Portugal, visando uma utilização de longa duração (ex.: aluguer durante um semestre ou um ano letivo) que origine a criação de hábitos regulares de utilização deste meio de transporte.

As instituições públicas de ensino superior poderão concorrer ao financiamento – cujo prazo termina em 31 de Março de 2016 – para a aquisição de uma frota de bicicletas elétricas e convencionais, operação que deverá estar devidamente articulada com outras intervenções (a financiar por outras vias) previstas ou em desenvolvimento para o campus ou no território onde este se encontra inserido. Previamente deverá ser apresentada uma proposta de adesão ao IMT.

Para mais informações, deverá ser consultado o respetivo Aviso.

No caso de dúvidas contactar:

Nome:  Direção de Serviços de Estudos, Prospetiva e Planeamento
Arqª Isabel Seabra – Diretora de serviços
Email:  dseap.secretariado@imt-ip.pt
Telefone: 21 794 90 99