Relatório do IMT sobre a Mobilidade em Cidades Médias

Data: 16 de Dezembro de 2014

Foi publicada a 2.ª edição revista e atualizada com os dados dos Censos de 2011.

O conhecimento e a análise dos movimentos pendulares que se realizam no território nacional constitui um instrumento de conhecimento das relações e dinâmicas espaciais, relevante no quadro de formulação de políticas públicas na área dos transportes e mobilidade.

O IMT publicou, em dezembro de 2011, o relatório “Mobilidade em Cidades Médias”, elaborado pelo Gabinete de Planeamento, Inovação e Avaliação.

Este estudo teve por base os dados de mobilidade do Instituto Nacional de Estatística (INE), referentes aos Censos de 2001, a nível concelhio e nas cidades portuguesas.

Com a disponibilização dos dados dos Censos de 2011, realizou-se uma 2.ª edição do relatório revista e atualizada (outubro de 2014) que permite verificar a evolução registada na última década.

Informa-se ainda que o INE publicou, pela primeira vez no Portal de Estatísticas Oficiais, informação estatística para a caraterização das cidades portuguesas com base nos resultados definitivos dos Censos 2011. Ficam assim disponíveis mais de 50 indicadores relativos a indivíduos, famílias, edifícios e alojamentos, permitindo a comparação dos contextos específicos das cidades.

Pode consultar mais informação em INE – Cidades Portuguesas: Um Retrato Estatístico