Data: 20 de Setembro de 2009
A 16 de Setembro iniciou-se mais uma Semana da Mobilidade a nível Europeu, da qual faz parte o Dia Europeu sem Carros, no dia 22 de Setembro.
Para assinalar esta iniciativa, nos dias 16 e 22 de Setembro todos os cidadãos podem viajar gratuitamente nos suburbanos de Lisboa e do Porto da CP, na Transtejo, na Soflusa, na Carris, na STCP, no Metropolitano de Lisboa e no Metropolitano do Porto.
É uma semana simbólica e de grande interesse pela reflexão que se faz em torno da mobilidade, mas é necessário que as decisões tomadas por cada um de nós, pelas autarquias e pelo Governo tenham uma maior abrangência temporal, e que de facto contribuam a curto, médio e longo prazo para os objectivos últimos da Semana Europeia da Mobilidade: o combate à poluição gerada pelo tráfego motorizado no ambiente urbano.
Este ano, o tema da Semana Europeia da Mobilidade é dedicado à Melhoria do Ambiente na Cidade.
A população ainda depende, excessivamente, do uso do carro, movido a combustíveis fósseis, resultando na maior fonte de emissões de dióxido de carbono que afectam o ambiente das nossas urbes. As cidades sofrem com o tráfego, gerador de poluição atmosférica e sonora, e causador da sinistralidade nas estradas, do seu congestionamento e da falta de espaço público. Embora estejamos a convergir para veículos mais “limpos” e eficientes do ponto de vista energético, para o uso de combustíveis alternativos e de sistemas de transporte inteligentes, tal facto, apesar de promissor, não é solução por si só, se constatarmos que, de ano para ano, tanto a população quanto o número de automóveis não deixam de aumentar.
Um dos caminhos para alterar estes comportamentos passa pela promoção de uma mudança radical de comportamentos em direcção a uma maior utilização de modos de transporte sustentáveis, nomeadamente os modos suaves, os transportes públicos, o carpooling e carsharing, em detrimento do carro particular.