Data: 21 de Julho de 2024
No passado fim de semana, a equipa da Autoridade Nacional de Segurança Ferroviária (ANSF) marcou presença como observadora no simulacro integrado na extensão da Linha Amarela do Sistema de Metro Ligeiro da Área Metropolitana do Porto que permitiu efetuar a ligação da Estação de Santo Ovídio à Estação de Vila d’Este no Concelho de Vila Nova de Gaia. Este exercício, realizado na estação subterrânea de Manuel Leão, simulou um atropelamento, incêndio em composição e evacuação.
O simulacro envolveu várias entidades entre as quais PSP – Polícia de Segurança Pública, Polícia Municipal de Vila Nova de Gaia, Instituto Nacional de Emergência Médica, ViaPorto – Operador do Metro do Porto, BSBPC – Batalhão de Sapadores Bombeiros e Proteção Civil de Vila Nova de Gaia, BAV – Bombeiros Voluntários de Avintes, BVC – Bombeiros Voluntários de Coimbrões, entre outros.
A ANSF agradece o convite para participar neste importante evento e felicita todos os intervenientes pelo seu empenho. Este simulacro permitiu testar procedimentos de resposta a eventos críticos, contribuindo assim para promover a resiliência e reforçar a segurança do nosso sistema ferroviário de metro ligeiro.