O IMT

Sabia que o IMT está presente de forma discreta no seu dia a dia, desde o momento em que se senta ao volante, entra num transporte público ou confia numa empresa para entregar as suas mercadorias?

As múltiplas interações que tem ao longo do dia, das compras ao seu emprego, do acesso a uma consulta médica à aula de ginástica do fim do dia, passando pela escola dos seus filhos ou à tão esperada saída com os amigos, dependem, em boa medida, de fazer parte de uma sociedade dinâmica e equilibrada, na qual a mobilidade é um agente central. O ideal é mesmo que consiga estar sempre presente sem ser notado. Que permita a todos, conseguirem chegar onde precisam ou gostariam de ir. Que possibilite acederem aos bens ou serviços que desejam. Que disponibilize um conjunto de soluções diversas, para que se chegue ao destino com confiança, sem preocupações com a deslocação e com a satisfação de o fazer de forma sustentável e sem prejudicar o ambiente.

O que nos é pedido pelas pessoas

Que trabalhemos para que a mobilidade em Portugal seja cada vez mais acessível, sustentável e eficiente.
Que consigamos coordenar e regular os transportes terrestres, fluviais e o setor marítimo-portuário, promovendo uma maior eficiência e fiabilidade na mobilidade das pessoas e dos bens.

Que cuidemos das infraestruturas e serviços de transporte, acompanhando os contratos de concessão e promovendo soluções inovadoras que não só respondam às necessidades do presente, mas que permitam construir o futuro da mobilidade.

O nosso compromisso

No IMT, acreditamos que a mobilidade transforma vidas. Estamos aqui para garantir soluções práticas e inovadoras que aproximem pessoas, impulsionem o desenvolvimento e promovam uma mobilidade sustentável para todos.

Como cumprimos o que nos pedem

O IMT é a entidade nacional com a responsabilidade de implementar políticas públicas que melhorem a mobilidade, os transportes e as infraestruturas em Portugal. É por isso que estamos presentes em quase todos os modos de transportes:

Regulamos e fiscalizamos os serviços de transporte público, garantimos a certificação dos profissionais, asseguramos a qualidade dos veículos e contribuímos para a segurança rodoviária.

Planeamos, gerimos e participamos na melhoria contínua da rede rodoviária nacional, incluindo a regulamentação e a supervisão das portagens.

Regulamos as atividades dos portos comerciais, fiscalizamos o setor marítimo e promovemos o planeamento integrado com outros sistemas de gestão territorial.

Emitimos as licenças de transporte ferroviário, as autorizações de entrada ao serviço de material circulante e infraestruturas, certificamos os sistemas de gestão da segurança das empresas e regulamos e fiscalizamos a segurança ferroviária. 

Gerimos os contratos de concessão em áreas como o transporte ferroviário, aéreo e infraestruturas aeroportuárias.

Os nossos valores: ao serviço de todos

No IMT, trabalhamos todos os dias guiados por princípios que colocam o cidadão no centro das nossas decisões.

 

 

Isenção

Atuamos de forma imparcial, promovendo a confiança de todos.

 

Integridade

Somos responsáveis e coerentes, assegurando que as nossas ações refletem os nossos princípios.

 

Transparência

Garantimos clareza e proximidade em tudo o que fazemos.

 

Rigor

Valorizamos a precisão e a eficiência para melhor o servir.

 

Qualidade

Trabalhamos para proporcionar serviços que fazem a diferença no seu dia a dia.

 

Inovação

Abraçamos a mudança para criar soluções modernas e eficazes.

 

Sustentabilidade

Comprometemo-nos com um futuro equilibrado, respeitando as gerações de hoje e amanhã.

 

 

Porque, no IMT, os valores são a base do nosso compromisso consigo.

Base legal

As atribuições do IMT são definidas pelo Decreto-Lei n.º 236/2012 de 31 de outubro e atualizações posteriores ( Decreto-Lei n.º 77/2014, de 14 de maio, Decreto-Lei n.º 83/2015, de 21 de maio e Decreto-Lei n.º 79/2016, de 23 de novembro).

Estas orientações asseguram o alinhamento das nossas atividades com as necessidades do país e da sociedade.

Quem Somos

Biblioteca

Política de Privacidade e de Proteção de Dados