Organismos Notificados e Designados

Organismos Notificados e Designados 

Título

O Organismo Notificado é a entidade independente, com competência técnica para proceder à avaliação da conformidade dos produtos sujeitos a Diretivas Comunitárias, que entre outros princípios estabelecem:
  • Os produtos a colocar no mercado comunitário devem ostentar a marcação «CE», podendo assim circular livremente nos países da UE;
  • Para o efeito, o fabricante deve submeter os produtos a um procedimento de avaliação de conformidade previsto na Diretiva aplicável.
  • Cada Estado-Membro deve notificar, tanto à Comissão como aos outros Estados-Membros, os Organismos Notificados.
 
Setor Ferroviário

No que respeita ao setor ferroviário, os Organismos Notificados são responsáveis pela avaliação da conformidade ou da aptidão para utilização dos componentes de interoperabilidade ou pela instrução do processo de verificação «CE» dos subsistemas tal como definidos no Decreto-Lei n.º 91/2020. 
 
Consulte a lista de Organismos Notificados no âmbito da Diretiva 2016/797.

Os Organismos Designados são as entidadee responsáveis pelas atividades de avaliação da conformidade ao abrigo das regras nacionais, tal como definido no Decreto-Lei 91/2020. Consulte a lista dos Organismos Designados.

 

 

 
Termos de Utilização - Copyright © 2008 - 2021 www.imtt.pt - Todos os direitos reservados | Site optimizado para 1024x768, IE7+, FF2+ | Desenvolvido por CPCis
Os conteúdos deste site, publicados a partir de 1 de Janeiro de 2012, cumprem as regras do Acordo Ortográfico.
Símbolo de Acessibilidade à Web [D] Level Double-A conformance icon,W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0