Emissão de Cartões Tacográficos da 2.ª geração

Emissão de Cartões Tacográficos da 2.ª geração 

Título
27 de Agosto de 2019
 

1 - O processo para a emissão dos novos cartões tacográficos da 2.ª geração, obrigou à reformulação de todo o sistema de emissão e à obtenção de novos certificados digitais e chaves de encriptação fornecidos pelas instâncias competentes da Comunidade Europeia (CE), bem como à aprovação pela ERCA (European Roote Certification Authority) de uma nova “Política Portuguesa para o tacógrafo inteligente”, associada à emissão de cartões tacográficos da 2.ª geração.

2 – Após ter sido  aprovada a Política foram disponibilizadas pela ERCA as “chaves de segurança informática “, que o IMT forneceu à INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda, tendo em vista a produção dos cartões tacográficos de 2.ª geração, nomeadamente os dos Centros de Ensaio, entidades  que efetuam as operações de inicialização e calibração dos tacógrafos, necessárias para o seu correto funcionamento.

3 -  Tendo sido concluída a fase final de testes em situação real com protótipos de cartões tacográficos de 2.ª geração, a INCM encontra-se em condições de iniciar a produção destes cartões tacográficos.

4 – Sendo os cartões tacográficos de centro de ensaio de 2.ª geração essenciais para a inicialização e calibração dos tacógrafos de 2.ª geração, com que os veículos novos a introduzir no mercado já estão equipados,  a produção de cartões de 2.ª geração iniciar-se-á por este tipo de cartões.

5 - Assim, os pedidos de cartões de centro de ensaio entrados no IMT a partir do dia 19-8-2019, já serão produzidos pela INCM como cartões de  2.ª geração (a produção iniciou-se no dia 26-8-2019).

6 – Gradualmente a INCM passará a produzir os restantes  tipos de cartões ( empresa, condutor e controlo) como 2.ª geração, cessando a produção de cartões tacográficos de 1.ª geração.

 

 Partilhar este artigo:

  Facebook      

 

 

 
Termos de Utilização - Copyright © 2008 - 2019 www.imtt.pt - Todos os direitos reservados | Site optimizado para 1024x768, IE7+, FF2+ | Desenvolvido por CPCis
Os conteúdos deste site, publicados a partir de 1 de Janeiro de 2012, cumprem as regras do Acordo Ortográfico.
Símbolo de Acessibilidade à Web [D] Level Double-A conformance icon,W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0