Data: 21 de Novembro de 2011
Decorre até 23 de Novembro, no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, uma exposição que ilustra o engenho e a obra de um dos políticos que mais marcou Portugal na primeira metade do século XX.
O evento faz parte do programa de comemorações do centenário do Instituto Superior Técnico (fundado a 23 de Maio de 1911), instituição da qual Duarte Pacheco foi aluno, professor e Director.
Nascido em Loulé no primeiro ano do século XX, chega a Lisboa aos 17 anos atraído pela fama do ensino da Matemática de uma jovem Escola. Formado pelo Instituto Superior Técnico (IST) em 1923, quatro anos depois, em 1927, o Conselho Escolar determina por unanimidade a sua nomeação como Director do IST.
Engenheiro, professor, presidente da Câmara Municipal de Lisboa e Ministro das Obras Públicas e Comunicações, foi em grande parte através do seu génio e visão que o Portugal da primeira metade do século XX se transformou e modernizou.
A exposição, aberta ao público das 10:00 às 20:00 no Átrio do Pavilhão Central do Campus Alameda do IST, faz também parte do projecto de recuperação, tratamento, organização e difusão do arquivo pessoal do engenheiro Duarte Pacheco, com co-financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian e a parceria da Câmara Municipal de Lisboa/Direcção Municipal de Cultura/Gabinete de Estudos Olisiponenses.
Mais informações disponíveis em http://100.ist.utl.pt