Fórum de Intercâmbio de Experiências Sustentáveis

Data: 02 de Novembro de 2012

Iniciativa do projeto DESOURB – Desenvolvimento Sustentável Urbano, promovida pela Eurorregião Galiza-Norte de Portugal, dias 7 e 8 de novembro, em Santiago de Compostela.

Este Fórum será um ponto de encontro de técnicos e responsáveis políticos de Portugal e de Espanha na área do desenvolvimento sustentável, do meio ambiente e da planificação territorial. No evento serão expostas questões que ajudarão a enfrentar os desafios dos territórios nos próximos anos.

O encontro em Santiago de Compostela visa sensibilizar os dirigentes locais e regionais para a importância do crescimento sustentável como forma para sair da crise e delinear a estratégia a seguir em conjunto com os respetivos governos para que nesse processo se garanta a coesão do território.

O projeto DESOURB, iniciado em 2010, tem como objetivo definir um modelo inovador para a planificação e gestão territorial na Eurorregião Galiza-Norte de Portugal, baseado no desenvolvimento sustentável, na monitorização do território e na geração e difusão do conhecimento.

Na execução deste projeto, que implicou a análise da realidade territorial da Galiza e do Norte de Portugal, foram tidas em conta variáveis demográficas, económicas, de desenvolvimento de infraestruturas, de serviços prestados à cidadania e a sua proximidade ao cidadão, de formação, saúde, desenvolvimento urbanístico e situação do meio ambiente. A partir desta análise procedeu-se à definição de uma série de indicadores que permitem conceber os modelos de desenvolvimento sustentável.

A elaboração dos referidos indicadores implicou a criação de uma importante base de dados para realizar os cálculos dos mesmos. A base de dados que incorpora o motor de cálculo denomina-se "GEOPORTAL".

O DESOURB é co-financiado pela Comissão Europeia e faz parte do Programa Operativo de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP) 2007-2013, que promove o desenvolvimento das zonas fronteiriças entre os dois países, reforçando as relações económicas e as redes de cooperação existentes.

Pode aceder aqui ao formulário de inscrição no Fórum.