Data: 08 de Fevereiro de 2013
Comunicado conjunto IMT, REFER, CP
COMUNICADO CONJUNTO
Linha de Cascais – descarrilamentos
Esta manhã, ocorreram dois acidentes na Linha de Cascais, envolvendo o descarrilamento parcial de algumas carruagens dos comboios envolvidos, não se tendo registado quaisquer danos pessoais entre os passageiros e tripulações.
Na sequência destes acidentes, o IMT nomeou de imediato uma Comissão de Inquérito, à qual preside, e que envolve elementos da CP e da REFER. Só as conclusões deste inquérito permitirão determinar as reais causas dos descarrilamentos.
A REFER e a CP mobilizaram de imediato todos os meios, no sentido de ser restabelecida a circulação, em ambas as vias, tão rápido quanto possível.
Durante o período da manhã e o início da tarde, em que a circulação esteve suspensa entre Oeiras e Algés, a CP assegurou o transporte alternativo aos seus clientes entre estas estações.
Pelas 15:00 foi restabelecida a circulação em via única, no troço Oeiras – Algés, estando em curso as operações de inspeção e reparação da infraestrutura no local dos descarrilamentos.
Neste momento, não é ainda possível prever quando será restabelecida a circulação em condições normais, sendo certo que tal só acontecerá quando estiverem garantidos todos os requisitos de segurança, valor inalienável para todos os intervenientes nas operações de transporte ferroviário.
Lisboa, 8 de fevereiro de 2013
- Comunicado (PDF)