Data: 27 de Fevereiro de 2013
Realizou-se dia 20 de fevereiro, em Lisboa, o primeiro workshop do projeto COSTA, financiado pelas Redes Transeuropeias de Transporte.
A ação COSTA (CO2 & Ship Transport emissions Abatement) visa desenvolver condições-quadro para a utilização de Gás Natural Liquefeito (GNL) em navios das zonas do Mediterrâneo, Atlântico e Mar Negro.

O COSTA tem por objetivo preparar um plano diretor de GNL para o transporte marítimo de curta distância entre o mar Mediterrâneo e a parte norte do Atlântico, bem como a navegação em mar alto no Atlântico Norte para os Açores e a Madeira.
Os resultados do estudo de viabilidade darão apoio à sustentabilidade das Autoestradas do Mar (Motorways of the Sea, MoS), contribuindo para o esforço comum de luta contra as alterações climáticas. Se forem aplicadas as recomendações da estratégia COSTA, espera-se que as emissões de CO2 dos navios possam diminuir 25% em 2020 e 50% em 2050. Para os poluentes atmosféricos, a utilização de GNL eliminaria as emissões de SOx e reduziria as emissões de NOx em 90%.

O plano diretor de GNL identificará claramente o que fazer, quando, quem o fará e quais os investimentos necessários para permitir a utilização de GNL como combustível para a navegação nas bacias do Mediterrâneo, do mar Negro e do Atlântico, incluindo as ligações marítimo-fluviais e a navegação em alto mar no Atlântico Norte, a partir de 2020.
Desta forma, aproveitará os resultados do projeto relativo à utilização de GNL no mar do Norte e mar Báltico, em especial no que respeita às questões de segurança e, tendo devidamente em conta as diferenças entre o Báltico e as outras zonas, às questões técnicas.

O Projeto COSTA, cuja conclusão está prevista para abril de 2014, é coordenado pela Agência de Execução da Rede Transeuropeia de Transportes e envolve Portugal, Espanha, Itália e a Grécia.
O IPTM, I.P/IMT, I.P.: é o organismo nacional beneficiário, sendo os organismos de execução em Portugal os Portos dos Açores e da Madeira.
No workshop, realizado em paralelo com o 3.º Fórum Anual do GNL, estiveram também representados os Ministérios dos Transportes de França e de Malta.
- Pode consultar mais informações sobre esta matéria em: